PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA/NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PRÁTICAS, FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO
Resumo
Este artigo traz recortes de minha pesquisa de doutoramento em andamento, que busca ampliar as maneiras de reconhecer as dinâmicas formadoras nos/dos/com os cotidianos escolares e entendimento sobre a formação contínua (REIS, 2014) das professoras alfabetizadoras, em classes de alfabetização de centros públicos exclusivos de EJA. Propõe analisar os processos de ensino por elas desenvolvidos, selecionando nas cinco regiões do país, escolas para realizar a investigação. É uma pesquisa qualitativa e como prática de formação baseada nas histórias de vida, procura identificar, nas trajetórias das professoras, questões de interesse para a pesquisa educacional, entre as quais: as razões da escolha profissional, as especificidades das diferentes fases da carreira docente, as relações de gênero no exercício do magistério, a construção da identidade docente, as relações entre a ação educativa e as políticas educacionais Compõem este texto análises das características da Educação de Jovens e Adultos, a educação ao longo da vida como direito constitucional subjetivo, a relação preconceituosa com as pessoas analfabetas na sociedade grafocêntrica e discussões sobre a escola e a sociedade capitalista, desigual e injusta, que intenta impor a educação como mercadoria.
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