DANÇA POPULAR BRASILEIRA E EDUCAÇÃO BÁSICA

a dança do Engenho Novo

Autores

  • Vanderlei José dos Santos UFMS
  • Ana Paula Oliveira dos Santos

Resumo

O presente estudo se propõe em demonstrar como que a Dança do Engenho Novo, enquanto Dança Popular Brasileira de matriz africana praticada na comunidade rural quilombola de Furnas do Dionísio, Jaraguari-MS, possibilita a construção de conhecimentos e saberes que historicamente estiveram à margem do processo de escolarização no que tange a Educação Básica. Neste sentido, nos amparamos no arcabouço jurídico que versa sobre a inserção dos estudos da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira no currículo escolar e nos teóricos/as que defendem a inserção dos saberes das culturas/danças populares (de matriz(es) africana(s) ou não) na escola como forma de se construir um pensamento contra-hegemônico no que tange ao ensino da dança. Entrelaçamos ainda o referencial teórico à prática de artista-docente de um dos autores, junto a Escola Rural Municipal Dionizio António Vieira, localizada na Comunidade Quilombola Dionísio António Vieira, Jaraguari, MS e assim, concluimos que a Dança do Engenho Novo é matéria potente de estudos no  que tange o ensino de Arte (linguagem da Dança) no contexto de uma educação que proponha a inserção dos saberes/conhecimentos do povo negro na escola.

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

José dos Santos, V., & Santos, A. P. O. dos. (2023). DANÇA POPULAR BRASILEIRA E EDUCAÇÃO BÁSICA: a dança do Engenho Novo . Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/16321

Edição

Seção

GT 01 - Políticas Públicas em Educação e Comunicação para a Diversidade de Gênero e Étnico-racial