DANÇA POPULAR BRASILEIRA E EDUCAÇÃO BÁSICA
a dança do Engenho Novo
Resumo
O presente estudo se propõe em demonstrar como que a Dança do Engenho Novo, enquanto Dança Popular Brasileira de matriz africana praticada na comunidade rural quilombola de Furnas do Dionísio, Jaraguari-MS, possibilita a construção de conhecimentos e saberes que historicamente estiveram à margem do processo de escolarização no que tange a Educação Básica. Neste sentido, nos amparamos no arcabouço jurídico que versa sobre a inserção dos estudos da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira no currículo escolar e nos teóricos/as que defendem a inserção dos saberes das culturas/danças populares (de matriz(es) africana(s) ou não) na escola como forma de se construir um pensamento contra-hegemônico no que tange ao ensino da dança. Entrelaçamos ainda o referencial teórico à prática de artista-docente de um dos autores, junto a Escola Rural Municipal Dionizio António Vieira, localizada na Comunidade Quilombola Dionísio António Vieira, Jaraguari, MS e assim, concluimos que a Dança do Engenho Novo é matéria potente de estudos no que tange o ensino de Arte (linguagem da Dança) no contexto de uma educação que proponha a inserção dos saberes/conhecimentos do povo negro na escola.
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