EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS:

UMA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DE IMAGENS

Autores

  • Damião Michael Rodrigues de Lima Universidade Tiradentes
  • Sr UNIT
  • Sr UNIT
  • Sra

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ambiente escolar contemporâneo e o uso das tecnologias na sala de aula a partir da análise crítica de imagens do banco de dados do projeto transnacional. É resultado das reflexões realizadas na disciplina Pesquisa em Educação, do curso de Doutorado em Educação em universidade privada, no Nordeste do Brasil. Para a realização deste trabalho, fez-se a análise crítica de duas imagens, a partir de Freire e sua pedagogia da autonomia, além de Castells e Lemos, estudiosos das tecnologias, da cibercultura e seus reflexos na educação. Conclui-se que os modelos tradicional e tecnológico coexistem no ambiente da escola contemporânea e que, apesar das adversidades, é possível a inclusão das mídias digitais e tecnológicas na educação, considerando os benefícios para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

Rodrigues de Lima, D. M., de Almeida Silva, F. ., de Albuquerque Farias, R. J. ., & Silveira Amorim, S. . (2023). EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS:: UMA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DE IMAGENS . Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/16319

Edição

Seção

GT 06 - Educação e Comunicação, cotidianos e práticas de resistências comuns em Paulo Freire