O QUE PODE A INTERDISCIPLINARIDADE E O CURRÍCULO CULTURAL NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E PARA A CIDADANIA?
O PROJETO CARTINHAS DO SABER NA PERIFERIA DE CARIACICA-ES
Resumo
Este artigo organiza-se por uma pesquisa-ação com o objetivo de analisar como a inter-relação das práticas pedagógicas contribuiu para a promoção de uma educação democrática e para a cidadania por meio do reconhecimento das vozes, gestualidade e brincadeiras de uma cultura subjugada. Relaciona os estudos culturais e a interdisciplinaridade em busca de inovações nas atividades pedagógicas. Valoriza as práticas culturais dos alunos como base no jogo de "bater cartinhas" ou "bafo" em uma escola estadual na periferia do Espírito Santo, em Nova Rosa da Penha. Observa-se uma maior valorização do trabalho coletivo e em diálogo com o repertório cultural dos alunos, evitando respostas definitivas. Os estudantes envolvidos na atividade pedagógica reconheceram-se como produtores de cultura e de novos significados, disseminando conhecimento e cultura. Embora algumas etapas do processo não tenham ocorrido conforme o esperado, o objetivo central do currículo cultural foi alcançado, e o trabalho dos professores foi fortalecido pela abordagem interdisciplinar.
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