O CHATGPT

A TECNOLOGIA A SERVIÇO DO ALUNO E DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Autores

  • Diego Goes UNIT
  • Cristiane Porto UNIVERSIDADE TIRADENTES

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir a importância do ChatGPT como um instrumento complementar aos estudos. Dessa maneira, cria-se uma oportunidade de ampliar o pensamento crítico e descobrir técnicas de escrita e outras habilidades importantes para o conhecimento e o desenvolvimento humano. Mas, também, é fundamental entender que novas mudanças podem acontecer com o uso do chatbot na relação da aprendizagem. Para isso, as instituições precisam desenvolver mecanismos de regulação ética para preservar as fontes e assegurar à concepção e à certificação desse sistema. A metodologia utilizada para a construção do presente trabalho é a pesquisa bibliográfica de autores que dialogam e debatem sobre inteligência artificial, ChatGPT, competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aplicação de tecnologia em educação, a exemplo de Levy (2010), Lemos (2021), Santaella (2023). Contudo, está descrito aqui, similarmente, que o ChatGPT é alimentado, diariamente e a funcionalidade do aplicativo está em evolução constante nas mais diversas áreas. Na educação não é diferente e já há sinais de que o chatbot deve ser incorporado nas atividades pedagógicas, tanto por alunos quanto por professores, como mecanismo complementar. Porém, existem debates em vários países a respeito da proibição do aplicativo nas escolas. No Brasil, não há proibição e as discussões estão em torno da regulação ética que visem às fontes, à concepção e à certificação desse sistema. O mais certo, por enquanto é que os profissionais de educação e de outras áreas estão em alerta sobre o futuro da inteligência arterial. Porém, de acordo com os pesquisadores citados, o chatGPT veio para mudar a forma de os professores ensinarem e de os alunos aprenderem.

PALAVRAS-CHAVE: Cibercultura, comunicação científica, cultura da conexão, multiplataformização, redes digitais.

 

ABSTRACT

 

This article aims to discuss the importance of ChatGPT as a complementary instrument to studies. In this way, an opportunity is created to expand critical thinking and discover writing techniques and other important skills for knowledge and human development. But it is also essential to understand that new changes can happen with the use of the chatbot in the learning relationship. For this, institutions need to develop ethical regulation mechanisms to preserve sources and ensure the design and certification of this system. The methodology used for the construction of the present work is the bibliographical research of authors who dialogue and debate about artificial intelligence, ChatGPT, competences of the National Common Curricular Base (BNCC) and application of technology in education, such as Levy (2010), Lemos (2021), Santaella (2023). However, it is described here, similarly, that ChatGPT is fed daily and the functionality of the application is in constant evolution in the most diverse areas. It is no different in education and there are already signs that the chatbot should be incorporated into pedagogical activities, both by students and teachers, as a complementary mechanism. However, there are debates in several countries regarding the banning of the application in schools. In Brazil, there is no prohibition and discussions are centered around ethical regulation aimed at the sources, design and certification of this system. What is most certain, for now, is that professionals in education and other areas are alert about the future of arterial intelligence. However, according to the aforementioned researchers, chatGPT came to change the way teachers teach and students learn.

KEYWORDS: Cyberculture, scientific communication, connection culture, multiplatformization, digital networks

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Biografia do Autor

Cristiane Porto, UNIVERSIDADE TIRADENTES

DOUTORA EM CULTURA MULTIDISCIPLINAR CULTURA E SOCIEDADE

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

Goes, D., & de Magalhães Porto, C. . (2023). O CHATGPT: A TECNOLOGIA A SERVIÇO DO ALUNO E DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/16300

Edição

Seção

GT 09 - Educomunicação e Práticas Sociais e Tecnológicas