O PROJETO DE VIDA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO:
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
Resumo
O presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura com objetivo de mapear as pesquisas sobre o Projeto de Vida como Componente Curricular, realizadas no Brasil a fim de analisar os objetivos das pesquisas, metodologias utilizadas, principais teóricos e principais resultados dos estudos. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2022 no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. No levantamento foi possível identificar 5 publicações que se adequaram aos critérios previamente estabelecidos. Os resultados evidenciaram preferências de estudos de abordagem qualitativa, coleta de dados diversificados, documentos, entrevistas e questionários semiestruturados. Demonstraram que o Componente Projeto de Vida assegura aos jovens na construção de seu projeto de vida, promove autoconhecimento, uma formação cidadã, protagonista de sua história e um sentido libertador.
Palavras Chaves: Componente Curricular Projeto de Vida; Ensino Médio; Revisão Sistemática.
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