O PROJETO DE VIDA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO:

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

  • Katiane Teles Santana Santos Universidade Tiradentes
  • Andrea Karla Ferreira Nunes

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura com objetivo de mapear as pesquisas sobre o Projeto de Vida como Componente Curricular, realizadas no Brasil a fim de analisar os objetivos das pesquisas, metodologias utilizadas, principais teóricos e principais resultados dos estudos. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2022 no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. No levantamento foi possível identificar 5 publicações que se adequaram aos critérios previamente estabelecidos. Os resultados evidenciaram preferências de estudos de abordagem qualitativa, coleta de dados diversificados, documentos, entrevistas e questionários semiestruturados.  Demonstraram que o Componente Projeto de Vida assegura aos jovens na construção de seu projeto de vida, promove autoconhecimento, uma formação cidadã, protagonista de sua história e um sentido libertador.

Palavras Chaves: Componente Curricular Projeto de Vida; Ensino Médio; Revisão Sistemática.

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Biografia do Autor

Katiane Teles Santana Santos, Universidade Tiradentes

Especialista em Tecnologias Educacionais,  Docência e Tutoria em Ensino a Distância e graduada em Pedagogia todas pela Unit. Atua como Assessora Pedagógica (Disciplinas online) da Universidade Tiradentes. Participa do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação, História e Memória. E-mail: Katianeteles@gmail.com

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

Teles Santana Santos, K., & Nunes, A. K. F. (2023). O PROJETO DE VIDA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO:: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/16294

Edição

Seção

GT 01 - Políticas Públicas em Educação e Comunicação para a Diversidade de Gênero e Étnico-racial