INTERSUBJETIVIDADE E PROCESSOS EDUCATIVOS: UM ENCONTRO ENTRE EMMANUEL LÉVINAS E PAULO FREIRE
Resumo
A pesquisa ‘Intersubjetividade e Processos Educativos: um encontro entre Emmanuel Lévinas e Paulo Freire’ insere-se como possibilidade para uma pedagogia de comprometimento e responsabilidade com o outro. O objetivo geral é analisar o que é necessário para que os processos educativos sejam emancipatórios e favoreçam relações intersubjetivas que contemplem a ética da alteridade e do diálogo, com fins de promover uma educação humanizadora, considerando as perspectivas levinasianas e freireanas. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho teórico/bibliográfico, analisando as principais obras dos autores (Lévinas e Freire) e de seus comentadores; tese constituída no formato de artigos científicos, propondo a categoria do ‘outro’ como lugar de encontro entre o filósofo franco-lituano e o ilustre patrono da educação brasileira. Como resultado, destaca-se a importância das categorias ‘escuta’, ‘esperança’ e ‘responsabilidade’ com o outro para que os processos educativos se tornem em suas relações intersubjetivas um acontecimento ético, portanto, uma educação humanizadora.
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