UMA “PEDAGOGIA RELIGIOSA” ESCOLAR: SABERES E PRÁTICAS EM IMPRESSOS EDUCACIONAIS DA BIBLIOTECA DE VICENTE THEMUDO LESSA
Resumo
Na perspectiva da História Cultural, este texto insere-se na História da Educação e na História do Livros, com o objetivo de compreender os saberes e práticas educacionais presentes nos impressos que tratam de educação da Coleção Folhetos Evangélicos, de Vicente Themudo Lessa. O referencial teórico-metodológico ancora-se em Ginzburg (2016), com o método indiciário, em Nascimento (2021), por tratar de instituições protestantes, e Chartier (1990) por trazer os conceitos de saberes e práticas. A análise sobre cada dados dispostos no suporte material de cada um dos impressos, se fizesse indispensável para compreensão dos saberes e práticas educacionais dentro de cada obra. Os dez impressos educacionais reunidos pela pesquisa demonstrou que práticas educacionais se materializavam com a alfabetização de crianças e jovens, pela formação das primeiras letras, sílabas e palavras, entre outras práticas que foram evidenciadas nos impressos e que contribuíram para a consolidação do processo Educacional do Brasil. Esta pesquisa contribuiu principalmente, para afirmar que esses impressos educacionais protestantes aqui analisados, difundiram no país as ideias inovadoras da vertente protestante de educação, assim como, colaboraram significativamente para o desenvolvimento da educação durante o período que foram utilizados nas instituições de ensino da época.
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