A DIDÁTICA MAGNA E O RATIO STUDIORUM
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Palavras-chave:
DIDÁTICA MAGNA, RATIO STUDIORUM, IMPRESSOS PEDAGÓGICOSResumo
Na perspectiva da História Cultural e da História do Livro, o presente texto propõe analisar alguns aspectos do método pedagógico presentes na Didática Magna, publicada em 1657 pelo protestante João Amós Comênio e, no Ratio Studiorum,documento publicado em 1599, e representava a educação católica instituída pela ordem jesuíta. Além disso, serão registrados os dados biográficos principais dos seus respectivos autores. Embasado nos pressupostos da abordagem qualitativa, optou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, tomando como fontes as respectivas publicações de 2011, da Didática Magna e, de 2019, d’O Método Pedagógico dos jesuítas: o Ratio Studiorum. O referencial teórico-metodológico ancora-se em Burke (1992) e Chartier (1994), por contextualizarem a História Cultural e a História do Livro; em Barreto, Nascimento e Sales (2013), por tratarem de impressos protestantes e católicos; em Oliveira (2016), por analisar rupturas e continuidades entre os jesuítas e as reformas pombalinas; e, no método indiciário (Ginzburg, 1989), o qual o define como “[...] um método interpretativo centrado sobre os resíduos, sobre os dados marginais, considerados reveladores”. Essas primeiras aproximações apontam a existência de semelhanças e distinções entre as duas fontes estudadas.