ASPECTOS PRELIMINARES DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS NO ALTO SERTÃO PARAIBANO (1970-1980)
Resumo
Esta comunicação discute aspectos da história da profissão docente por meio de memórias de expressão oral de professoras que atuaram na docência no ensino primário, em escolas do Alto Sertão Paraibano. Especificamente, objetiva-se delinear aspectos históricos e teóricos da formação de professores no Brasil no século XX; Caracterizar a trajetória de formação de professores do Sertão paraibano. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa, de caráter de documental focada, especificamente, da história da profissionalização docente na segunda metade do século XX. O recorte histórico, compreendido entre as décadas de 70 e 80 do século XX, justifica-se por se constituir num período da criação e implantação de escolas públicas no Sertão paraibano. O corpus da pesquisa é constituído por professoras que atuaram em escolas primárias no Alto Sertão Paraibano, entre as décadas de 1970 a 1980, com formação no magistério ou leigas. O estudo contribuirá para a caracterização, discussão e compreensão da constituição e consolidação da profissionalização docente, a partir da escuta, escrita e análise de histórias orais temáticas das professoras colaboradoras.