O PIBID À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA:

UM ELO CRÍTICO-FORMATIVO

Autores

  • André Henrique Boazejewski Pereira Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Desiré Luciane Dominschek Centro Universitário Internacional UNINTER/UNICAMP https://orcid.org/0000-0001-9678-4230

Palavras-chave:

PIBID, Pedagogia Histórico-Crítica, Formação docente

Resumo

Este trabalho tem origem na Iniciação Científica, no Projeto “Impactos do PIBID e à Docência”, ligado ao Grupo de Pesquisa História, Educação, Sociedade e Política – GHESP, junto à participação do autor no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, analisou as aproximações entre o PIBID e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Dominschek e Alves (2017), Gatti (2010, 2014), Saviani (2013, 2018, 2019) e Severino (2016). Destarte, tanto os docentes quanto os discentes, ao perpassar pelos momentos preconizados pela PHC, constituem uma visão rica e crítica acerca das implicações didático-metodológicas na própria escola, seus recursos e a íntima relação entre a teoria e a prática. Portanto, corrobora com a perspectiva defendida pelo professor Saviani na medida em que incorpora ao PIBID a luta por uma educação contra hegemônica, crítica, metodologicamente coerente, significativa e revolucionária.

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Biografia do Autor

André Henrique Boazejewski Pereira, Centro Universitário Internacional UNINTER

Estudante de Segunda Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Graduado em Pedagogia pela mesma instituição. Fez parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) UNINTER, de 2019 a 2022. Atualmente é orientando do Projeto de Pesquisa "Impactos do PIBID e à Docência", ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisa História, Educação, Sociedade e Política (GHESP), bem como integra a Residência Pedagógica UNINTER (2023 a 2024), ambos coordenados pela Professora Doutora Desiré Luciane Dominschek.

Desiré Luciane Dominschek, Centro Universitário Internacional UNINTER/UNICAMP

Pós-doutorado em Educação na área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Doutora em Educação(UNICAMP) pela mesma linha de concentração é pesquisadora do Grupo História, Sociedade e Educação no Brasil; (HISTEDBR-UNICAMP). Mestre em Educação na área de concentração: História e Historiografia da Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e Ciência Política pela (UFPR) ;graduada em pedagogia pela mesma instituição. Docente na UNINTER, nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT).Tem experiência na área de Fundamentos da educação : História da Educação e políticas educacionais, Líder do Grupo de Pesquisa no Cnpq -GHESP História Educação sociedade e política com pesquisas ligadas aos seguintes temas : história das instituições escolares e não escolares, história do ensino profissional, pesquisa educacional ,trabalho do pedagogo e formação de professores. Atualmente coordena o setor de Pesquisa e publicações acadêmicas e o Comitê de Ética da UNINTER, também é coordenadora Institucional do Programa de Iniciação a docência da UNINTER .Pertence as seguintes associações acadêmicas e científicas : Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE ,Associação Nacional de História - ANPUH, Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC e Sociedade Brasileira de História da Ciência - SBHC e Associação Nacional de editores Científicos -ABEC Orcid https://orcid.org/0000-0001-9678-4230

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Publicado

2023-08-17

Edição

Seção

EIXO TEMÁTICO - Formação de professores e trabalho docente