A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

o curso de Serviço Social em debate

Autores

  • Marcia Alves de Carvalho Machado Universidade Tiradentes
  • Gilmara Rezende Cardoso Xavier Universdade Tiradentes
  • Rony Rei do Nascimento Silva Universidade Tiradentes

Resumo

O presente artigo discute a relação do curso de Serviço Social com a modalidade da educação à distância no Brasil. No delineamento metodológico quanto aos objetivos, tratou-se de uma pesquisa teórica, com uso de  abordagem qualitativa diante da busca em aprofundar o conhecimento sobre a inserção da educação à distância no ensino brasileiro. Verificou-se a incorporação da função educativa à rádio difusão no Brasil, visando promover o ensino em lugares distantes, tendo papel de destaque o Instituto Universal Brasileiro e o Projeto Minerva. Verificou-se, ainda, que a crítica à EAD deve ser lançada à estrutura em que ela se apoia, diante das inúmeras instituições que a ofertam. A modalidade tem parâmetros de qualidade claros a partir dos marcos regulatórios que possui. É preciso que se faça valer a oferta de qualidade definida legalmente, que também se constitui em um direto daqueles que procuram pela educação à distância.

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Biografia do Autor

Marcia Alves de Carvalho Machado, Universidade Tiradentes

Doutoranda no curso de Educação, na linha de pesquisa Educação e Formação Docente, pela Universidade Tiradentes. Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes. Possui  especialização em Controladoria de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe e em História Novas Abordagens pela Faculdade São Luis de França. Pós-Graduanda pelo Centro Universitário UniSEB Interativo, polo de Aracaju no curso de Educação à Distância. Graduada em  Ciências Contábeis pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió e Licenciada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atua como Coordenadora e professora do curso de Ciências Contábeis na Faculdade Sergipana e como professora do curso de Pedagogia na Faculdade São Luís de França. Integra como pesquisadora o Grupo de Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor (GPGFOP) da Universidade Tiradentes. Atualmente é bolsista doutoranda pela PROCAPS/Unit e o Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES) da Universidade Federal de Sergipe.

Gilmara Rezende Cardoso Xavier, Universdade Tiradentes

Mestranda em Educação pela Universiade Tiradentes. Bacharel em Serviço Social, graduada pela Universidade Tiradentes (2008.2), Especialista em Organização e Gestão em Políticas Sociais (2010). Atualmente Coordenadora Operacional e professora do curso de Serviço Social.

Rony Rei do Nascimento Silva, Universidade Tiradentes

Professor da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPED), da Universidade Tiradentes (Unit). Professor Substituto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"- Unesp, Campus Marília (2021), com bolsa CNPq, com estágio pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) (CapesPrInt), junto ao El Colegio San Luis (COLSAN), San Luis Potosi, México. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT (2016) com Bolsa Capes/FAPITEC/SE. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"- Unesp, Campus Marília (2021) e graduação em Serviço Social pela Universidade Tiradentes - UNIT (2014). É membro dos Grupos de Pesquisas Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação e Formação de Educadores (GEPAEFE); Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura e Instituições Educacionais (GEPCIE) e Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE). É sócio da Comparative and International Education Society (CIES), Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) bem como da Associação Brasileira de Pesquisa (auto)Biográfica (BIOGraph). Membro do Núcleo Estadual de Educação Permanente NUEP/SE-SUAS e da Comissão de Formação Profissional de CRESS/SE. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Tiradentes.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Machado, M. A. de C., Xavier, G. R. C. ., & Silva, R. R. do N. . (2024). A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: o curso de Serviço Social em debate. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/16982

Edição

Seção

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis