EDUCAÇÃO HISTÓRICA DIGITAL: A CONSCIÊNCIA DO TEMPO EM CONJUNTO COM AS REDES SOCIAIS

Autores

  • Lucas Santos Universidade Tiradentes

Resumo

O seguinte artigo pretende, a partir da reflexão sobre o uso dos dispositivos digitais nas atividades histórico-educativas, compreender como a educação histórica, em seu mais amplo sentido de aplicabilidade social, pode ser efetivada a partir das mediações promovidas pelos apps sociais. Para tanto, nos apoiaremos inicialmente na metodologia de análise de redes sociais a fim de investigar as narrativas históricas construídas pelos internautas através das plataformas que promovem a comunicação e a informação em seu estado de interconectividade. A micro-história, quando integrada à  análise de redes sociais, nos possibilitará um enriquecimento na compreensão das dinâmicas sociais subjacentes à  estrutura da rede de forma mais ampla, no que tange a construção dos saberes históricos. Ao final deste estudo, pretendemos evidenciar as maneiras pelas quais os dispositivos digitais sociais se integram aos processos de  busca e produção do conhecimento em direção à consciência histórica.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Santos, L. (2024). EDUCAÇÃO HISTÓRICA DIGITAL: A CONSCIÊNCIA DO TEMPO EM CONJUNTO COM AS REDES SOCIAIS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/16976

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias