FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: EDUCAÇÃO, ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • KLEBER FIRPO PRADO VALENÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Tamires Aparecida Batista de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Willian Lima Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

Um profissional da área educacional deve ser flexível, receptivo e crítico. Devendo inovar sempre na sua formação e prática pedagógica, indo sempre em busca de novos conhecimentos e novos caminhos que venham subsidiar na sua aprendizagem pessoal e consequentemente do seu aluno, estabelecendo com clareza os objetivos a serem atingidos, trabalhando sempre em equipe junto com a comunidade de forma educativa e na formação dos alunos. Logo, o presente artigo tem como objetivo, elucidar ideias e princípios baseados em uma educação voltada para o exercício da cidadania, como forma de vivenciar um ensino pautado em uma forma consciente e crítica, buscando esclarecer como esse ensino pode ser trabalhado, ressaltando que o professor consciente de uma visão contemporânea da educação, não pauta o seu dia a dia em sala de aula no ensino pronto e acabado. Por isso, o docente que investiga, pesquisa e inquieta-se com as situações conflitantes, ganha espaço no sentido de operar seu trabalho de forma estruturada para não se esmorecer diante das dificuldades diárias encontradas no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula, uma vez que ser professor não se configura apenas como um transmissor ou um mediador de conhecimentos, sendo em um primeiro instante um educador, tendo como foco o intermédio da capacidade do conhecimento com o aluno, fazendo com que haja uma construção de conhecimentos, atitudes, comportamentos, competências e habilidades. Ser professor, é ser um referencial de comportamento ético e cívico, zelando pelo cumprimento de seu trabalho, visando à qualidade de suas ações e dimensões. Contudo, o professor em sua profissionalização docente, deve buscar educar para as mudanças, para autonomia, para a liberdade possível numa abordagem global, trabalhando o lado positivo dos alunos e para a formação de um cidadão consciente de seus deveres e de suas responsabilidades sociais.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

FIRPO PRADO VALENÇA, K., Aparecida Batista de Oliveira, T. ., & Lima Santos, W. . (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: EDUCAÇÃO, ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/16974

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos