COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES DO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE HISTÓRICOCONTEMPORÂNEA DO ÚLTIMO PARADIGMA

Autores

Resumo

O texto aborda a importância de desenvolver competências tecnológicas entre os professores, tanto do ponto de vista de sua formação, visando analisar o contexto histórico das tecnologias na perspectiva de prepará-los para os desafios educacionais do século XXI, quanto as concepções históricas da transposição didática, à luz de autores renomados a exemplo de: Pinto (2005); Castells (2003) Levy (2005; 2007); Harari (2019); Drucker (1998); De Masi (2006) Lindo (2010).  Este é um artigo de revisão bibliográfica visando avaliar as ideias dos autores, acerca das tecnologias da informação e da comunicação e sua aplicação na educação formal e não formal, por meio de uma composição histórica, apresentando as principais ideias de autores renomados, conforme o arcabouço temporal em que as tecnologias se desenvolveram e tomaram forma, no contexto educacional, bem como analisar o papel da formação do professor, à luz de tais ideias, no século XXI.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Batista dos Santos, V., Sampaio de Mendonça, J. O. ., & Ferreira Nunes, A. K. (2024). COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES DO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE HISTÓRICOCONTEMPORÂNEA DO ÚLTIMO PARADIGMA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/16969

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias