AS TIC NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR

Autores

Resumo

Este texto, que é um recorte de uma dissertação de mestrado cujo título é “Formação do professor da Educação Infantil com Tecnologias da Informação e Comunicação: estudo de caso no município de Propriá (SE)”, tem como objetivo geral compreender a formação contínua docente para aprimorar o uso das TIC em atividades de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa e de um estudo de caso. Os resultados possibilitaram realizar uma análise sobre a formação continuada do professor para o uso das tecnologias na educação. Também foi possível abordar práticas de docentes com uso dessas tecnologias. Ressalta-se que é fundamental a formação acontecer para os professores estarem aptos a lecionar com o auxílio das tecnologias, de modo a facilitar que a aprendizagem ocorra e que os saberes sejam multiplicados.

Downloads

Biografia do Autor

LUIZ CLAUDIO CORREIA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutorando em Educação pela UFS, pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC) CNPQ/UFS e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA) CNPQ/UFS. ORCID https://orcid.org/0000-0001-8417-0901 . E-mail: admpedagogialetras@gmail.com

MARCOS BATINGA FERRO, Professor da Rede Estadual em Sergipe

Doutorando em Educação pela UFS, professor da rede estadual em Sergipe. pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC) CNPQ/UFS e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA) CNPQ/UFS. ORCID https://orcid.org/0000-0002-7602-9374 . E-mail: marcosbating@gmail.com

CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Pós-doutorado em Educação Contemporânea, professor do departamento de educação e do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC) CNPQ/UFS. ORCID https://orcid.org/0000-0001-9049-5294 . E-mail: geopedagogia@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

LUIZ CLAUDIO CORREIA DOS SANTOS, MARCOS BATINGA FERRO, & CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS. (2024). AS TIC NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/16912

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias