MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS CENÁRIOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Kleber Firpo Prado Valença Universidade Federal de Sergipe
  • willian lima santos Universidade Federal de Sergipe
  • Manoel Messias Santos Alves Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Os cenários virtuais de aprendizagem estão a reconfigurar a forma como se ensina e se aprende integrando tecnogias móveis e digitais nos processos educativos. A temática dos cenários, pouco a pouco, vem ganhando notoriedade nas pesquisas em educação no Brasil. Este estudo teve como objetivo mapear a produção acadêmica que envolve a temática dos cenários virtuais de aprendizagem na literatura científica brasileira. A partir do Google Acadêmico, chegou-se ao total de 16 produções, nos variados formatos: artigos, tese, dissertação, capítulos de livro e anais de eventos. Os estudos apontam a evolução da temática e as diferentes formas de utilização dos cenários para fins didáticos e pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Firpo Prado Valença, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ciências da Informação (PPGECI/UFS). Licenciado em Geografia (UFS). Graduado em Tecnologia em Gestão de Turismo (IFS). Especialista em Tecnologias Digitais para Sala de Aula (UNIFOZ). Integrante do NUCA/UFS. E-mail: kleberfirpo.ufs@gmail.com.

willian lima santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação (PPGED/UFS). Mestre em Educação (PPGED/UFS). Licenciado em Pedagogia (FANEB). Bolsista CAPES. Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (UFRB). Integrante do NUCA/CNPq. E-mail: willianjere@hotmail.com.

Manoel Messias Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação (PPGED/UFS). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Bacharel em Enfermagem (UNIAGES). Licenciado em Educação Física (UNIVASF). Professor  da Educação Básica de Paripiranga/BA. Integrante do NUCA/CNPq. Email: messyarts@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Firpo Prado Valença, K., lima santos, willian, & Santos Alves, M. M. (2024). MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS CENÁRIOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/16865

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias