OS JOVENS INFRATORES DO CASEM E A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLANTÃO

Autores

  • Luiz Antônio Cruz SEDUC - Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura.

Resumo

Este trabalho investigativo objetiva compartilhar a experiência do projeto a Alegoria da Caverna, de Platão, com os jovens infratores da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (CASEM). Por meio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolveu-se, então, o projeto pedagógico, com formato singular, e sequência de estratégias de aprendizagem visando à compreensão dos principais conceitos como também o desenvolvimento de leituras de mundo marginal. Primeiramente, utilizou-se o filme A Vila (2004) como recurso didático, pois a cultura visual ajudou a ilustrar abastrações platônicas. Em segundo lugar, os alunos entraram em contato com o clássico Alegoria da Caverna, uma metáfora elaborada por Platão e contida em sua obra A República. No avançar da discussão, sempre se fazia conexão entre o filosófo e as cenas do referido filme, estratégia certeira que ajudou na ambientação do projeto pedagógico. Terceiro, aula lúdica comparando os alunos da CASEM com os prisioneiros da caverna, o que gerou impactos e surpresas. E por fim, aplicação de questionarios com o intuito de perceber os níveis de aprendizagem

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Referências

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Cruz, L. A. (2021). OS JOVENS INFRATORES DO CASEM E A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLANTÃO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/15414

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas