A geometria presente em questões do ENEM: O que as pesquisas revelam

Autores

  • Valéria De Jesus Padilha Universidade Federal de Sergipe
  • Narinha Mylena Rocha da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Denize da Silva Souza Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Geometria, Provas do Enem, Mapeamento de estudos

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe, cujo foco remete aos sólidos geométricos e provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o artigo, apresentamos um estudo bibliográfico que identifica pesquisas brasileiras acerca de sólidos geométricos presentes em provas do Enem. Refere-se a um mapeamento, do qual selecionamos dezessete estudos em nível de mestrado e doutorado, publicados no período de 2004 a 2019. Dessas produções, a região Sudeste se destaca entre as demais regiões brasileiras e os focos temáticos revelados se configuram em três eixos: ensino-aprendizagem; provas e currículo; outros.

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Biografia do Autor

Valéria De Jesus Padilha, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em matemática pela UFS e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS)

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Padilha, V. D. J., Rocha da Silva, N. M., & Souza, D. da S. (2021). A geometria presente em questões do ENEM: O que as pesquisas revelam. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/15411

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)