FORMAÇÃO DOCENTE E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA BASE DE DADOS DA CAPES

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação Docente. Políticas Públicas.

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo descrever a formação de professores como necessidade premente para se efetivar a educação inclusiva. Diante disso, formulou-se o presente artigo para apresentar a produção científica das pesquisas brasileiras acerca da Educação Inclusiva na plataforma da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES, no período de 2016 a 2020; usando como viés metodológico um estudo exploratório de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico. O presente estudo revela que embora o tema da formação de professores tenha assumido papel de relevância nas pesquisas, paradoxalmente, ocupa pouco espaço como objeto central de pesquisa, portanto, faz-se necessário que as licenciaturas se renovem e estejam preparadas para desempenhar a função de formar professores que, dentre outras habilidades, saibam lidar com a heterogeneidade posta pela inclusão.

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Biografia do Autor

TISCIANA SANDRA MELO LIMA, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestranda em Educação pelo PPED/UNIT. Pós-graduada nos cursos de Magistério Superior pela Universidade Tiradentes e em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Jardins. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (2003). Professora de Educação Infantil desde 2004 da Prefeitura Municipal de Japaratuba/SE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Educação infantil e fundamental. Membro do GPDACC/UNIT.

Advanusia Santos Silva de Oliveira, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT). Bolsista PROCAPSI/UNIT, Professora da Rede Municipal de Aracaju/SE e do Instituto Federal de Sergipe. Pesquisadora do GPDACC/CNPQ

MARIA LUIZA DE SOUZA, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT). Professora da Rede de Ensino de Educação do Estado da Bahia, na Cidade do Salvador-Ba. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa, História, Memorial, Educação e Identidade (GPHMEI/CNPQ).

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

MELO LIMA, T. S., Silva de Oliveira, A. S., & DE SOUZA, M. L. (2021). FORMAÇÃO DOCENTE E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA BASE DE DADOS DA CAPES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/15405

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade