A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO MEDIADORA COMO PRÁTICA REFLEXIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Palavras-chave:

Palavras-chave, Documentação Pedagógica. Educação Infantil. Avaliação Mediadora

Resumo

RESUMO

Este artigo tem como objetivo discutir a documentação pedagógica como instrumento de reflexão da prática docente, imergindo na compreensão do desenvolvimento integral da criança nos aspectos físicos, afetivo, intelectual, linguístico e social, como define a LDBEN (1996), na perspectivpara de uma avaliação mediadora da aprendizagem. Para tanto será utilizado como referência docomentos norteadores como: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/RCNEI (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/DCNEI (2010), Base Nacional Comum Curricular/BNCC (2017) e embasado nos estudos de Hoffmann (2012), Paget (1999), Winnicott (1997) entre outros. O resultado da pesquisa demonstra que para a construção do referido documento é necessário uma avaliação mediadora apresentando o progresso da criança gradativamente e retratar seus avanços nas diversas linguagens a partir das experiências vivenciadas no cotidiano escolar da Educação Infantil.

 

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Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Barreto Alves, M. J. (2021). A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO MEDIADORA COMO PRÁTICA REFLEXIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/15402

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos