MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • Rafaela Virginia Correia da Silva Costa EMEF Iraildes Padilha de Carvalho

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino. Professor Alfabetizador. Métodos de Alfabetização.

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem sobre os métodos de alfabetização, no primeiro ano do ensino fundamental inicial. Objetiva  analisar, os métodos de alfabetização, análitico e sintético, suas definições, desafios e perspectivas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico tendo como base  teórica os estudos de Frade (2007), Cagliari (2209), Soares (2018), Ferreiro e Teberosky (1999) e Tardif (2009).  Os resultados evidenciaram que os métodos não se resumem apenas em um percurso utilizado para alfabetizar, mas sim, orientar o professor a direcionar sua prática pedagógica com vistas a alcançar resultados, apropriando-se de metodologias variadas. Conclui-se que todos os métodos possuem sua importância na alfabetização desde que o educador saiba escolher aquele que melhor se adequa a realidade do educando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009.

CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 4ª Edição, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Artigo Científico. 2007. Disponível em: http://www.ufsm.br/ce/revista. Acesso em: 10 de out. 2021.

FERREIRO, Emilia/TEBEROSKY Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed: 1999.

FREIRE, P. A Importância de o Ato de Ler. Em três artigos que se completam. Moderna. São Paulo, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática – São Paulo. Ed. – Cortez. 1994. – (Coleção magistério. 2ª grau. Série formação do Professor)

MACHADO, Maria Zélia Versiani. Algumas reflexões sobre formação de leitores. In: Na ponta do lápis. São Paulo. Ano IX, n. 22, ago. 2013. Disponível em:< https://www.escrevendoofuturo.org.br/images/stories/publico/material/NPL22.pdf>. Acesso em: 10 de out. 2021.

SOARES, Magda. A alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

TARDIF, Maurice/LESSARD, Claude. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas; tradução João Batista Kreuch. 5 ed. – Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Correia da Silva Costa, R. V. (2021). MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E DESAFIOS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/15396

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes