INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS POR MEIO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS: RELATO E REFLEXÕES

Autores

Palavras-chave:

, Idosos. Dispositivos Móveis. Inclusão Digital.

Resumo

RESUMO

 

Este artigo tem como objetivo apresentar um relato e reflexões de uma pesquisa com idosos pertencente a uma oficina de inclusão digital por meio do Smartphone. O texto é uma breve apresentação da pesquisa de doutorado em andamento. Os pressupostos teórico-metodológicos que utilizamos é a pesquisa-ação, quanto à abordagem, classifica-se como pesquisa qualitativa, que se caracteriza por sua relevância aos estudos das relações sociais devido à pluralização das esferas da vida. Deste modo, o intuito deste também é apresentar, um recorte das experiências vivenciadas durante as oficinas de tecnologias digitais móveis, implantada enquanto projeto de extensão da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNCISATI/Alagoas), com destaque para o grupo da oficina no WhatsApp. Para isso, defende-se o argumento de que por intermédio da interação, essa população considerada excluída possa resgatar seus valores humanos e ser ativa em tempos de Cibercultura.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynara Maria da Silva Maria da Silva Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

@Doutoranda em Educação - Linha de Pesquisa:Educação e Comunicação.(UNIT/SE) @ Mestre em  Educação Brasileira –Linha de Pesquisa:Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.(UFAL) @ Membro do Grupo de Pesquisa Educação,Tecnologia da Informação e Cibercultura-(GETIC/UNIT/CNPq).@ Especialista em Ciências Humanas - Tecnologia em Educação. @ Pedagoga. Tecnologias, Educação a Distância, Dispositivos Móveis e Idosos.

Referências

Referências

ALVES LC, Leite IC, Machado CJ. Conceituando e mensurando a incapacidade funcional da população idosa: uma revisão de literatura. Cienc Saude Coletiva. 2007;13(4):1199-207. DOI:10.1590/S1413-81232008000400016

FERRARI, M. A. C. O envelhecer no Brasil. O mundo da saúde, São Paulo, v.23, n.4, p.197- 203, 1999.

FERRARI, Mac. O envelhecer no Brasil. O mundo da saúde. São Paulo, 1999

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Organizadores. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.

GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. 488 p. (Série Métodos de Pesquisa).

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: processo constitutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, São Paulo, v.12, n.1, p. 117-128, abr. 2006.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na Cibercultura. Portugal: Whitebooks, 2014.

SOARES, M. Letramento: como definir, como avaliar, como medir.In: SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizon-te: Autêntica, 1998.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. - São Paulo: Cortez. 1986.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Santos, C. M. da S. M. da S., Porto, C. de M., & de Oliveira, C. A. (2021). INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS POR MEIO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS: RELATO E REFLEXÕES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/15392

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias