MODOS DE SER DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PRODUTO CULTURAL SID, O CIENTISTA

Autores

Palavras-chave:

Produto cultural, docente, Educação Infantil.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir modos de ser docente na Educação Infantil sugeridos implícita e explicitamente no produto cultural destinado às crianças, o desenho animado “Sid, o cientista”. Para tanto, utilizamos noções da Etnografia de Tela como metodologia de análise do corpus, composto por três episódios do desenho animado. O artigo está embasado em concepções teóricas de Hall (1997), Giroux (2003), Rial (2004), nas DCNEIs (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstram que o desenho animado “Sid, o cientista” sugere modos de ser professor condizente com as DCNEIs da Educação Infantil. Todavia, em sua recepção pelo público infantil e pelo público adulto, pode ocorrer uma idealização da docência nessa etapa da Educação Básica, pois esse produto cultural não problematiza os fatores presentes no contexto escolar que inviabilizam a efetividade das práticas docentes, conforme orientam os documentos curriculares.

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Biografia do Autor

Maristela Felix dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação (UFS), Secretaria de Estado de Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe, GPARA e GEES.

Maria José Barreto Alves, Secretaria de Estado de Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe

Especialista em Educação Infantil (UFS), especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Pio Décimo), Secretaria de Estado de Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe, GPGFOP-CNPQ.

Wagner Santos Guimarães, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Educação (UFS), Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe.

Referências

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Felix dos Santos, M., Barreto Alves, M. J., & Santos Guimarães, W. (2021). MODOS DE SER DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PRODUTO CULTURAL SID, O CIENTISTA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/15389

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias