ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DE SALA DE AULA ATRAVÉS DE RECURSOS DIGITAIS

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto. Recursos Digitais. Formação Docente.

Resumo

O presente artigo teve como o objetivo trazer à tona reflexões sobre evolução tecnológica e a expansão de dispositivos na internet para o uso de forma emergencial por docentes, promovendo a utilização de recursos digitais e buscando dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem através de aulas remotas. O método de construção da pesquisa se deu por investigação bibliográfica para produção do referencial teórico. Conclui-se assim, que a dimensão do impacto causado por uma Pandemia, implicou mudanças significativas na práxis docente e a necessidade de atualização do saber pedagógico diante dos recursos digitais disponíveis para promoção de aulas remotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir Alves Teixeira Júnior, Professor na Universidade Tiradentes / SE

Mestrando em Educação pela Universidade Tiradentes (PPED - UNIT/SE). Especialista em Marketing e Propaganda pela Escola Superior de Marketing (ESM). Graduado em Psicologia e em Design Gráfico (UNIT/SE). Psicólogo clínico e hospitalar, professor universitário e diagramador. Membro do grupo de pesquisa: Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC)

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso: 16/10/2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 06/10/2020

COUTO, Edvaldo Souza; SILVA, Raphaelle Nascimento. Aprendizagens personalizadas na era das conectividades: ler e escrever em telas. In: PORTO, Cristiane; MOREIRA, António (Org.). Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017. p. 51-70.

DEMO, P. TICs e Educação. 2008. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/122YjQchoYmfKffYTaFQksphUwzyh9gOPx6FuQTBRIrU/edit. Acesso em: 06/10/2021

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2000.

LINHARES, Ronaldo Nunes; CHAGAS, Alexandre Meneses. Aprendizagens no Ciberespaço: por uma pedagogia da comunicação em uma educação mestiça. In: PORTO, Cristiane; MOREIRA, António (Org.). Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017. p. 21-32.

OLIVEIRA, L. R. M. A Comunicação Educativa em Ambientes Virtuais: um modelo de design de dispositivos para o ensino-aprendizagem na universidade. Monografias em Educação. Centro de Investigação em Educação. Universidade do Minho, Braga. 2004.

ORRICO, Clarissa Ariadne; MONTEIRO, Dirce Charara. USO DO CELULAR EM SALA DE AULA COM FINALIDADE PEDAGÓGICA: CONSTRUÇÃO DE SABERES DE UMA NOVA PERSPECTIVA. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 284-294, jul./dez., 2018.

Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10775/7841. Acesso em 06/10/2021

PACHECO, Mariã Aparecida Torres; PINTO, Leandro Rafael Pinto; PETROSKI, Fábio Roberto. O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA VÁLIDA. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24549_12672.pdf. Acesso em 11/102021.

SEMESP. Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. AULAS REMOTAS: COMO TER SUCESSO? 9 set 2020. Disponível em https://www.semesp.org.br/assessoria-educacional/noticias/aulas-remotas-como-ter-sucesso/ Acesso em: 11/10/2021

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das. Acesso em: 11/10/2021

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Teixeira Júnior, V. A., & Nunes, A. K. F. (2021). ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DE SALA DE AULA ATRAVÉS DE RECURSOS DIGITAIS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/15374

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)