SAÚDE MENTAL DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Professores, Saúde Mental.

Resumo

O artigo apresentado é resultado de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no mestrado em Educação da Universidade Tiradentes, cujo objetivo é discutir sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos professores brasileiros. O estudo resultou de uma pesquisa bibliográfica com realce para trabalhos teoricamente referenciados por autores da educação e psicologia, destacando produções científicas publicadas entre 2020 e 2021 utilizando os seguintes descritores: “Professores”; “Pandemia”; “Saúde Mental”. As análises da literatura nos possibilitaram aprimorar o olhar acerca da práxis docente, e uma reflexão sobre a saúde mental do professor em tempos de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erik Cunha de Oliveira, Universidade Tiradentes (UNIT).

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT); Bolsista CAPES; Grupo de Estudos e Pesquisas Colonização, Cultura e Educação (GEPCE).

Vera Maria dos Santos, Universidade Tiradentes (UNIT).

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT); Grupo de Estudos e Pesquisas Colonização, Cultura e Educação (GEPCE).

Referências

AMARANTE, Paulo. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Rio de Janeiro, 4 ed., 2013. https://taymarillack.files.wordpress.com/2017/09/212474750-amarante-p-saude-mental-e-atencao-psicossocial.pdf

BRANCO, Juliana Cordeiro Soares; NEVES, Inajara de Salles Viana. Trabalho docente em tempos de COVID-19: EaD e Educação Remota Emergencial. Educação, Ciência e Cultura, 25(3), 19-33, 2020. https://10.18316/recc.v25i3.7382

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE nº 05/20, de 28 de abril de 2020. 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/legislacao/parecer-cne-cp-no-5-2020/.

BROOKS, Samantha; WEBSTER, Rebecca; SMITH, Louise; WOODLAND, Lisa. O impacto psicológico da quarentena e como reduzi-lo: revisão rápida das evidências. The Lancet, v. 395, p. 912-920. 2020. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

CARVALHO, Poliana Moreira de Medeiros; MOREIRA, Marcial Moreno; OLIVEIRA, Matheus Nogueira Arcanjo de; LANDIM, José Marcondes Macedo; NETO, Modesto Leite Rolim. O impacto psiquiátrico do novo surto de coronavírus. Psychiatry Research, 286, 112902. 2020. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112902

DANIEL, Sir John. Education and the COVID-19 pandemic. PROSPECTS, 2020. http://link.springer.com/10.1007/s11125-020-09464-3

ESTEVE, José Manuel. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC. 1999.

FILHO,Naomar de Almeida; COELHO, Maria Thereza Ávila; PERES,Maria Fernanda Peres. O conceito de saúde mental. Revista USP, 43, p. 100-125, 1999. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i43p100-125

GAINO, Loraine Vivian; SOUZA, Jacqueline de; CIRINEU, Cleber Tiago; TULIMOSKY, Talissa Daniele. O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo. Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Droga. Ribeirão Preto, vol.14, n. 2, 2018. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.149449

MORENO-CORREA, Sandra-Milena. La innovación educativa em los tempos del Coronavirus. Salutem Scientia Spiritus, 6 (1): 14-26, 2020. https://revistas.javerianacali.edu.co/index.php/salutemscientiaspiritus/article/view/2290/2863

NASCIMENTO, Ladislau Ribeiro do; SOUZA, Jayana Milhomem de; MILHOMEM, Maria Santana Ferreira dos Santos; MACEDO, Maria de Lourdes Leôncio. Psicologia e educação na promoção de bemestar psicossocial em tempos de pandemia: Relato de uma prática de extensão universitária. Diálogos em Extensão, Capim Dourado, 3(2), 47-69, 2020. https://10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p47

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Relatório sobre a saúde no mundo - Saúde mental: nova concepção, nova esperança. Biblioteca da OMS, Geneva, 2001.

PACHIEGA, Michel Douglas; MILANI, Débora Raquel da Costa. Pandemia, as reinvenções educacionais e o mal-estar docente: uma contribuição sob a ótica psicanalítica. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 220-234, set./dez. 2020. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18323

PONTES, Fernanda Rodrigues; ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães. Precarização do trabalho do docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte investigativo. Revista Thema, Pelotas, v.18, 2020. https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.278-300.1923

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID 19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, 15, 2020. https://10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094

SILVA, Andrey Ferreira; ESTRELA, Fernanda Matheus; LIMA, Nayara Silva; ABREU, Carlos Tibúrcio de Araújo. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300216

SILVA, Regina Célia Ribeiro da; NASCIMENTO, Dandara Lorrayne do. Trabalho docente na rede municipal de São Paulo no contexto da pandemia de Covid-19. Educação Pública, v. 20, n. 32., ago. 2020. https://doi.org/10.18264/REP

SOUZA, Katia Reis de; SANTOS, Gideon Borges dos; RODRIGUES, Andréa Maria dos Santos; FELIX, Eliana Guimarães;GUILHERMINA, Luciana Gomes; ROCHA, Luiza da; CONCEIÇÃO, Rosilene do Carmo Macedo; ROCHA, Fábio Silva da; PEIXOTO, Rosaldo Bezerra. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trab. educ. saúde vol.19, Rio de Janeiro. 2021. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

de Oliveira, E. C., & Santos, V. M. dos. (2021). SAÚDE MENTAL DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/15364

Edição

Seção

GT11 - Educação e Psicologia