O PROCESSO EDUCATIVO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Escolas do Campo, Metodologias Ativas, Internet.

Resumo

Neste trabalho são avaliadas ações escolares durante o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19 e a utilização mais apropriada dos meios digitais, considerando as necessidades e os recursos reais dos educandos das escolas do campo. Metodologicamente, este artigo foi construído em sua maioria, a partir de dados obtidos no portal da CAPES e discutido à luz de alguns teóricos da educação do campo a fim obter algumas conclusões que refletem a opinião dos autores sobre o tema. Dados revelaram que apesar das dificuldades em adaptar o ensino presencial para o modo remoto e em usar tecnologias digitais, o cenário é desafiador e enriquecedor para a prática pedagógica no diagrama educativo escolar das escolas do campo.

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Biografia do Autor

Cristiane De Magalhães Porto, UNIT/SE Universidade Tiradentes - Sergipe

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade - UFBA. Mestrado em Letras e Linguística - UFBA. Pós-Doutora em Educação - Proped - UERJ. Atualmente, é pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa - SE. É professora Titular da Universidade Tiradentes - Unit, atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Graduação em Comunicação Social e editora científica desta Instituição. Coordenou do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação (PROMOB-FAPITEC/CAPES - UNIT/UERJ/UFSC 2017-2020). Como Pesquisadora de Bolsa Produtividade do CNPq fez parte do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica junto ao CNPq (2018-2021), onde atuou como coordenadora desde julho de 2020 até julho de 2021. Tem experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Leitura e Produção de Texto Científico e Comunicação Científica, em nível de graduação e pós-graduação. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA/CNPq). Dedica-se ao estudo de Cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso. Desde 2013 está como diretora da Editora Universitária Tiradentes - SE. Foi Diretoria da Abeu Regional Nordeste de junho de 2020 a junho de 2021. Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, comunicação, divulgação científica on-line, cultura e difusão científica, informática, memória, inovação e Internet. Possui experiência como editora de livros e periódicos, atuando na área do suporte impresso e on-line. Associada à Anped e à ABCiber, membro efetivo da ABNT no Comitê Brasileiro 14 - Informação e

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Maria, V. A., Dos Santos, V. B., & Porto, C. D. M. (2021). O PROCESSO EDUCATIVO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO EM TEMPOS DE COVID-19. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/15340

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias