ESTUDO EXPERIENCIAL SOBRE AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM COM USO DE MAPAS CONCEITUAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Mapa conceitual, Aprendizagem Baseada Na Experiência

Resumo

O presente artigo propõe a utilização dos mapas conceituais como procedimento de avaliação para a aprendizagem on-line. Com abordagem qualitativa, exploratória e uso da pesquisa experiencial, foram elaborados vários instrumentos e procedimentos para coleta de dados de uma turma, realizada de forma remota, em decorrência do contexto pandêmico da Covid-19. Com objetivo de responder: Os mapas conceituais podem ser utilizados no processo de avaliação da aprendizagem on-line? Os resultados mostraram-se satisfatórios, com um critério de rubricas e análise dos elementos básicos de construção, foi possível comprovar que os mapas conceituais, podem ser utilizados como procedimento de avaliação da aprendizagem on-line.

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Biografia do Autor

Valdick Barbosa de Sales, Universidade Federal de Alagoas/PPGE

Mestre pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na área de Sistema de Recomendações para o ambiente de TV Digital. É doutorando em Educação, na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (Ufal). Especialista em Redes e Bancos de Dados, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), possui graduação em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participa do quadro Universo Digital, às quartas-feiras, na TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo, no Bom Dia Alagoas, consultor de Tecnologias Digitais há mais de 20 anos. É professor adjunto e Coordenador do Curso de Ciência da Computação da Faculdade da Cidade de Maceió 

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas/PPGE

Professora Associada III da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Centro de Educação, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (PPGE). 

Fernando Silvio Cavalcate Pimentel, Universidade Federal de Alagoas/PPGE

Doutor e Mestre, em Educação, pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Tecnologias em Educação (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Docência do Ensino Superior (Universidade Cândido Mendes). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral, na Universidade de Santa Catarina e na Universidade de Aveiro (2021). Graduado em Pedagogia (Licenciatura). Tem experiência, na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando, principalmente, nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na Educação, gamificação, metodologias ativas, Educação online, webquest, tutoria e avaliação. Integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, atualmente, é líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais – Ufal e professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. É autor de livros, capítulos e artigos publicados em periódicos especializados na temática das Tecnologias Digitais

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Sales, V. B. de, Araújo Costa, C. J. de S., & Pimentel, F. S. C. (2021). ESTUDO EXPERIENCIAL SOBRE AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM COM USO DE MAPAS CONCEITUAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/15339

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias