ASPECTOS DO SINDICALISMO DOCENTE E POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL
Palavras-chave:
História da educação. Política educacional. Sindicalismo docente.Resumo
O sindicalismo docente brasileiro é forjado junto ao processo de construção do Sistema Público de Ensino Nacional. E é dentro das ações de política educacional um defensor do acesso, permanência e qualidade da educação à população. Dentro dessa perspectiva este trabalho se propõe a por meio de uma análise histórico documental, estudar a atuação sindical docente aplicada a educação básica, enquanto condição estratégica ao implemento de políticas públicas aplicadas ao magistério público e aos seus trabalhadores. E assim, por meio da análise historiográfica das legislações e propostas, enveredar pela história da educação identificando a atuação do sindicalismo, sobretudo, nas conquistas constitucionais de 1988, com a autorização e legalização da prática sindical e o implemento de propostas de políticas públicas voltadas a atender os trabalhadores em educação.
Downloads
Referências
ABREU, Alzira Alves de. (Coord.).Dicionário da Elite Política Republicana (1889-1930). Fundação Getulio Vargas. Editora CPDOC. [Recurso eletrônico]. 2015.
ALVES, João Roberto Moreira. Os novos caminhos (ou descaminhos) para um novo Plano Nacional de Educação. Carta Mensal Educacional, ano 18 , nº 116 , abril de 2010. Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação. Rio de Janeiro, RJ.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
BRASIL. Assembleia Nacional Constituinte: emendas à redação final da Constituição de 1934. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1934.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Diagnóstico da situação educacional de jovens e adultos. Brasília: O Instituto, 2000.
FERRONATO, Cristiano de J. Das aulas avulsas ao lyceu provincial: as primeiras configurações da instrução secundária na província da Parayba do Norte (1836-1884). Aracaju: Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe; Universidade Tiradentes, 2014.
FRAGO, Antonio V. ESCOLANO, Austín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. 2. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
GOUVEIA, A. B.; FERRAZ, M. A. S. Sindicalismo docente e política educacional: tensões e composições de interesses corporativos e qualidade da educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 48, p. 111-129, abr./jun. 2013. Editora UFPR.
SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
SUBIRÁ, J. A. A. Um panorama da remuneração inicial dos professores nos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba: configurações, impasses e perspectivas. (Dissertação). Mestrado em Educação. PPGE/UFPR, Curitiba, 2012.
VICENTINI, P. P. LUGLI, R. História da profissão docente no Brasil. São Paulo: Cortês, 2009.
FONTES
APES. GAZETA DE SERGIPE. Ano XXI, Nº 5.706, 28 de abril de 1977.
APES. Hemeroteca. Diário Oficial do Estado de Sergipe. Nº 18.007. Aracaju, 20 de outubro de 1977, p. 3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.