CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO ACERCA DE ROTEIROS EXPERIMENTAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Milton Silva Santos UFPE-CA/ Discente
  • Diêgo Luan Gomes de Lima UFPE- CA/ Pós-graduando em Educação e Ensino de Ciencias e Matemática (PPGECM)
  • Ana Paula Freitas da Silva UFPE -CA/ Docente

Palavras-chave:

Concepções acerca da Experimentação, Roteiros Experimentais, Ensino de Química.

Resumo

A importância da experimentação nas aulas de Química, é algo presente no discurso de muitos docentes, entretanto, muitas aulas experimentais apresentam-se como comprovação de teorias, deixando de lado o questionamento, a investigação e a construção de hipóteses, a fim de solucionar um problema. Neste trabalho, tivemos como objetivo auxiliar no processo de evolução e compreensão de roteiros experimentais de química. A elaboração, estruturação, importância e tipos de roteiros experimentais foi feita com licenciandos em Química. Durante o processo foi possível perceber a (re)construção da concepção dos licenciandos sobre a importância das práticas, quando passaram a compreender que o roteiro tipo “receita de bolo” não contribui de forma significativa para a construção do conhecimento. Deste modo, os discentes  perceberam que o roteiro deve servir de guia para o docente construir condições adequadas de discussão, a partir do experimento, sendo capaz de elaborar hipóteses e soluções para o problema proposto.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. (tradução de Nick, E.). 1980.

AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jessica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020.

BASSOLI, Fernanda. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência (s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, p. 579-593, 2014.

BORGES, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Educação a Distância na crise COVID-19: um relato de experiência. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , v. 9, n. 6, pág. e180963699-e180963699, 2020.

CORDEIRO, Márcia Regina et al. O papel da experimentação para professores de ciências. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 818-824, 2013.

DA SILVA, Francislainy Natália et al. Concepções de professores dos cursos de Química sobre as atividades experimentais e o Ensino Remoto Emergencial. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-21, 2020.

FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, Ricardo Castro de. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010.

GONÇALVES, Natália Kneipp Ribeiro; AVELINO, Wagner Feitosa. Estágio supervisionado em educação no contexto da pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 4, n. 10, p. 41-53, 2020.

GUIMARÃES, Evandro Vilmar; REBECA, Rosilene. O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Diss. Universidade Estadual do Centro-Oeste, 2017.

PÉREZ, Daniel Gil et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

DOS SANTOS, Lucelia Rodrigues; DE MENEZES, Jorge Almeida. A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 12, n. 26, p. 180-207, 2020.

TAHA, M. S. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana, 2015.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Santos, M. S., de Lima, D. L. G., & da Silva, A. P. F. (2021). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO ACERCA DE ROTEIROS EXPERIMENTAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/15324

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas