A CIRCULAÇÃO E A DIFUSÃO DE IMPRESSOS PROTESTANTES NO BRASIL DURANTE A DÉCADA DE 70 DO SÉCULO XIX

Autores

Palavras-chave:

História da Educação. Impressos. Brasil. Protestantismo.

Resumo

Este trabalho objetivou compreender as estratégias de circulação e difusão de impressos protestantes durante a década de 70 do século XIX. A pesquisa desenvolvida foi amparada pelo aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural e com o método indiciário, elaborado por alguns historiadores, como é o caso do italiano Carlo Ginzburg (2007). O Reverendo Alexander Latimer Blackford numa carta enviada para Richard Holden no ano de 1872, cita a possibilidade da inclusão de Novos Testamentos em uma escola noturna da Província de São Paulo. Em uma correspondência enviada por J. M. M. de Carvalho para a BFBS, são perceptíveis as ações dos colportores na circulação dos impressos protestantes no Brasil no ano de 1872.  Assim, os indícios das estratégias de circulação dos impressos protestantes no Brasil demonstraram aspectos sócio-culturais do país numa época marcada pela hegemonia do Catolicismo no ideário popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josean Santos Nascimento, Universidade Tiradentes

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Tiradentes. Integrante do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE/PPED/UNIT/CNPQ). Foi bolsista de Iniciação Científica PROBIC/Unit. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8882-4802.  E-MAIL: joseansantos03@gmail.com.

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação ela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/Unit). Bolsista de Produtividade de Pesquisa em Educação do CNPq, desde 2012. Líder do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE/PPED/UNIT/CNPQ). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4050-767X. E-MAIL:esterfraga@gmail.com

Referências

FONTES

BFBS Archives Indexes/BSAX. Cambridge: Cambridge University Library, 2010, 2012.

REFERÊNCIAS

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. 2 ed. Lisboa: Difusão Editorial, 1988.

DARNTON, R. “História da leitura”. In: BURKE, Peter (Org.) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.

ELIAS, N. O processo civilizador: Formação do Estado e civilização. 2ª ed. V. I. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

GINZBURG, C. O fio e o rastro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: UNICAMP.1990.

TOCQUEVILLE, A. de. A democracia na América: sentimentos e opiniões. V. 2. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

WEBER, M. Ensaios de Sociologia. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

WEBER, M. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Nascimento, J. S., & Carvalho do Nascimento, E. F. V.-B. (2021). A CIRCULAÇÃO E A DIFUSÃO DE IMPRESSOS PROTESTANTES NO BRASIL DURANTE A DÉCADA DE 70 DO SÉCULO XIX. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/enfope/article/view/14938

Edição

Seção

GT12 - História da Educação