Atendimento ao Cliente e Satisfação: um estudo em uma Empresa Distribuidora de Alimentos
Palavras-chave:
Atendimento, Satisfação, Marketing de Relacionamento, Consumidor.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir acerca dos fatores geradores de insatisfação no atendimento aos clientes em uma empresa Distribuidora de Alimentos da cidade de Aracaju/SE, apresentando sugestões de melhorias acerca dos problemas identificados. Para tanto, no âmbito metodológico esta pesquisa possui natureza aplicada, uma vez que gerou conhecimento para aplicação prática na organização estudada. Quanto aos fins, a pesquisa é descritiva e explicativa e, quantos aos meios, consiste em um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários, junto a funcionários e clientes, e da observação participante. Como resultados, constatou-se que a demora no despacho dos pedidos pelo setor de expedição é o principal problema causador da insatisfação dos clientes. Nessa rota, essa problemática é oriunda de outros fatores identificados, como: a deficiência no layout do setor; as condições de trabalho desfavoráveis; a incapacidade da força de trabalho frente à demanda, entre outros. Diante disso, ancorado na literatura e na análise de dados, como principais contribuições práticas deste estudo, elencou-se ações de melhorias, com vistas a mitigar os problemas identificados e, consequentemente, promover o aumento da satisfação dos clientes e a obtenção da vantagem competitiva pela organização.
Downloads
Referências
ABBADE, E. B. A Percepção de Clientes Universitários sobre o Relacionamento com suas Operadoras de Telefonia Móvel. Revista de Gestão, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 433-448, 2014.
AMARAL, T. C; CAMARGO JUNIOR, J. B; PIZZINATTO, A. K; PITOMBO, T. C. D. T. Influências do comércio eletrônico B2B no processo de atendimento de pós-vendas no segmento de bens de capital: Estudo de caso em uma empresa representante de equipamentos pesados. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 223-236, 2015.
AQUINO, J. T.; JERÔNIMO, T. B.; MELO, F. J. C. Avaliação da qualidade em serviço de um hotel pelo Método SERVPERF. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 124-141, 2015.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Focus Relatório de Mercado. Expectativas de Mercado. 2020. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/focus/focus/R20200911.pdf. Acesso em: 19 set. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BERRY, L. L.; SHOSTACK, G. L.; UPAH, G. D. Relationship marketing. Emerging perspectives on services marketing, v. 66, n. 3, p. 33-47, 1983.
BERRY, L. L.; WALL, E. A.; CARBONE, L. P. Service clues and customer assessment of the service experience: Lessons from marketing. Academy of Management Perspectives, v. 20, n. 2, p. 43-57, 2006.
CHANG, H. H; WANG, Y. H; YANG, W. Y. The impact of e-service quality, customer satisfaction and loyalty on e-marketing: Moderating effect of perceived value. Total quality management, v. 20, n. 4, p. 423-443, 2009.
CHEN, W. J; CHENG, H.Y. Factors affecting the knowledge sharing attitude of hotel service personnel. International Journal of Hospitality Management, v. 31, n. 2, p. 468-476, 2012.
DALLA POZZA, I; GOETZ, O; SAHUT, J. M. Implementation effects in the relationship between CRM and its performance. Journal of Business Research, v. 89, p. 391-403, 2018.
DAUGHERTY, P. J.; BOLUMOLE, Y; GRAWE, S. J. The new age of customer impatience. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 49, n. 1, p. 4-32, 2019.
DEMO, G. B2C Market: Development of a CRM Scale. In: GHORBANI, A. (Org.). Marketing in the Cyber Era. Hershey: IGI Global, 2014, p. 85-95.
DEMO, G.; ROZZETT, K. Customer Relationship Management Scale for the Business to-Consumer market: exploratory and confirmatory validation and models comparison. International Business Research, v. 6, p. 29-42, 2013.
DEWNARAIN, S.; RAMKISSOON, H.; MAVONDO, F. Social customer relationship management: An integrated conceptual framework. Journal of Hospitality Marketing & Management, v. 28, n. 2, p. 172-188, 2019.
FERNANDES, F. M. B. Considerações Metodológicas sobre a Técnica da Observação Participante. In: MATTOS, R. A.; BAPTISTA, T. W. F. (Ogs.). Caminhos para a análise das políticas de saúde. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2015, p. 487-506.
GONG, T; YI, Y. The effect of service quality on customer satisfaction, loyalty, and happiness in five Asian countries. Psychology & Marketing, v. 35, n. 6, p. 427-442, 2018.
HIRATA, E. Service characteristics and customer satisfaction in the container liner shipping industry. The Asian Journal of Shipping and Logistics, v. 35, n. 1, p. 24-29, 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Desemprego. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acesso em: 19 set. 2020.
JOHNSON, K. R.; PARK, S.; BARTLETT, K. R. Perceptions of customer service orientation, training, and employee engagement in Jamaica’s hospitality sector. European Journal of Training and Development, v. 42, n. 3/4, p. 191-209 2018.
JUNGES, A. L.; FUMAGALLI, L. A. W. Avaliação das expectativas e satisfação do cliente. Conhecimento Interativo, São José dos Pinhais, v. 12, n. 1, p. 70-82, jan./jun. 2018.
KASSIM, N.; ABDULLAH, N. A. The effect of perceived service quality dimensions on customer satisfaction, trust, and loyalty in e‐commerce settings. Asia pacific journal of marketing and logistics, v. 22, n. 3, p. 351-371, 2010.
KOTLER, P. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
NAVARRO, S.; LLINARES, C.; GARZON, D. Exploring the relationship between co-creation and satisfaction using QCA. Journal of Business Research, v. 69, n. 4, p. 1336-1339, 2016.
PADMAVATHY, C.; BALAJI, M. S.; SIVSKUMAR, V. J. Measuring effectiveness of customer relationship management in Indian retail banks. International Journal of Bank Marketing, v. 30, n. 4, p. 246-266, 2012.
PAVONI, I. B; CARDOSO, A. L. J. Análise do nível de satisfação dos clientes de uma empresa de pequeno porte. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, São Bernardo do Campo, v. 10, n. 1, p. 2706-2733, jan./jun. 2019.
SCUSSEL, F. B. C.; PETROLL, M. M.; SEMPREBON, E.; ROCHA, R. A. O que é, a final, marketing de relacionamento? Uma proposta de conceito unificador. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis v. 19, n. 48, p. 9-23, 2017.
SOUZA, L. V.; RABELO, M. H. S. Qualidade do atendimento como fator de satisfação do cliente. Revista Acadêmica Conecta FASF, Luz, v. 3, n. 1, 2018.
STEFANINI, C. J.; ALVES, C. A.; MARQUES, R. B. Vamos almoçar? Um estudo da relação hospitalidade, qualidade em serviços e marketing de experiência na satisfação dos clientes de restaurantes. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 57-79, jan./abr. 2018.
TSENG, L. M. How customer orientation leads to customer satisfaction. International Journal of Bank Marketing, v. 37, n. 1, p. 210-225, 2019.
VASCONCELOS, A. M.; BARICHELLO, R.; LEZANA, A.; FORCELLINI, A.; FERREIRA, M. G. G.; MIGUEL, P. A. C. Conceptualisation of the service experience by means of a literature review. Benchmarking: An International Journal, v. 22, n. 7, p. 1301-1314, 2015.
VERGARA, S. C. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009.
WOODRUFF, R. B.; SCHUMANN, D. W; GARDIAL, S. F. Understanding value and satisfaction from the customer's point of view. Survey of Business-University of Tennessee, v. 29, p. 33-33, 1993.
XAVIER, R. O.; DORNELAS, J. S. O papel do gerente num contexto de mudança baseada no uso da tecnologia CRM. Revista de Administração Contemporânea, Maringá, v. 10, n. 1, p. 9-30, 2006.
YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 4. ed. Bookman editora, 2015.
ZABLAH, A. R.; FRANKE, G. R.; BROWN, T. J.; BARTHOLOMEW, D. E. How and when does customer orientation influence frontline employee job outcomes? A meta-analytic evaluation. Journal of Marketing, v. 76, n. 3, p. 21-40, 2012.