Oportunismo Disfarçado de Empreendedorismo em Tempos de COVID-19
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Empreendedorismo Oportunista, Oportunidades empreendedoras, Oportunismo.Resumo
O oportunismo é um conceito utilizado em Economia, principalmente na Teoria dos Custos de Transação, para tratar de relações entre empresas. Ele se refere a um comportamento estratégico de indivíduos que buscam o interesse próprio com dolo. O objetivo deste ensaio teórico é enquadrar o oportunismo no campo do empreendedorismo, traçando um paralelo entre ele e oportunidades empreendedoras e, assim, demonstrar que o empreendedorismo, ao ser representado de forma supervalorizada e não crítica, pode acarretar no surgimento de um empreendedorismo oportunista, sobretudo em tempos de crise, como a promovida pela COVID-19. Neste artigo são inicialmente abordados os conceitos de oportunidades empreendedoras e oportunismo. Em seguida é apresentado o caso dos irmãos Colvin, que serviu para ilustrar as discussões expostas no tópico seguinte, denominado Oportunismo e Empreendedorismo. Este ensaio visa tanto promover a reflexão sobre a questão, quanto instigar o debate entre pesquisadores e empreendedores. Conclui-se que difundir a figura do empreendedor como aquele que percebe oportunidades e tem coragem para aproveitá-las, sem apresentar uma avaliação crítica, favorece o aparecimento de oportunistas disfarçados de empreendedores.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, A. R. P.; TEIXEIRA, R. M. O Processo de Identificação e Exploração de Oportunidade Empreendedora com base no Modelo de Aprendizagem Organizacional 4i. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, p. 25-38, abr. 2016.
ARDICHVILI, A.; CARDOZO, R., RAY, Sourav. A theory of entrepreneurial opportunity identification and development. Journal of Business Venturing, v.18, p. 105–123, 2003.
AURÉLIO, Buarque de Holanda Ferreira. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 2. ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário: E outros temas contemporâneos. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2010.
BEHLING, G.; LENZI, F. Cognição empreendedora: elementos cognitivos que influenciam a exploração de oportunidades. Rev. Ibero-Am. de Est. – RIAE, n.19, v.1, p.170-199, jan./mar. 2020.
BEHLING, G.; LENZI, F. Oportunidades Empreendedoras: do paradigma à operacionalização. Revista da Micro e Pequena Empresa, v.13, n.3 p. 3-22, 2019.
BRASIL. Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil. Ministério da Saúde. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/> Acesso em: 27 de outubro de 2020.
COVID-19 Map Interactive. Coronavirus Resource Center: John Hopkins University and Medicine. Disponível em: <https://coronavirus.jhu.edu/> Acesso em: 27 de outubro de 2020.
COSTA, Alessandra M. da; BARROS, Denise F.; MARTINS, Paulo E. M. A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor. Cad. EBAPE.BR, v.10, n.2, artigo 6, .357-375, jun. 2012.
COSTA, Alessandra M.; BARROS, Denise F.; Carvalho, José L. F. A Dimensão Histórica dos Discursos acerca do Empreendedor e do Empreendedorismo. RAC, v.15, n.2, art.1, p. 179-197, mar./abr., 2011.
CORNER, P. D.; HO, M. How Opportunities Develop in Social Entrepreneurship. Entrepreneurship Theory and Practice, p. 635-659, jul, 2010.
CROCHÍK, José Leon. Teoria crítica da sociedade e psicologia: alguns ensaios. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CNPq, 2011.
FAIA, Valter S.; ROSA, Marco A. G.; MACHADO, Hilka P. V. Alerta Empreendedor e as Abordagens Causation e Effectuation sobre Empreendedorismo. RAC, v.18, n.2, art.5, p.196-216, mar./abr., 2014.
FERREIRA, F. C.; SOUZA, A. A. Custos de transação em licitações: análise da eficiência do processo de compra de medicamentos por organizações públicas. Revista Cadernos de Finanças Públicas, v.20, n.2, p.1-36, set. 2020.
FERREIRA, J. L. N. Mensuração dos Custos de Transação na Composição dos Custos Totais do Ponto de Açaí. Cadernos CEPEC, v.9, n.1, p.61-82, jun. 2020.
FILION, L. J. Empreender: um sistema ecológico de vida. In: FILION, Louis Jacques e DOLABELA, F. Boa idéia! E agora: plano de negócio, o caminho seguro para criar e gerenciar sua empresa. São Paulo: Cultura, 2000. Cap. 1, p. 17-29.
GRANOVETTER, Mark. Ação econômica e estrutura social: o problema da imersão. RAE-eletrônica, v.6, n.1, Art. 9, jan./jun. 2007.
HAWKINS, Timothy G.; POHLEN, Terrance L., PRYBUTOK, Victor R. Buyer opportunism in business-to-business exchange. Industrial Marketing Management, v.42, p. 1266–1278, 2013.
JAP, Sandy D.; ROBERTSON, Diana C.; RINDFLEISCH, Aric; HAMILTON, Ryan. Low-Stakes Opportunism. Journal of Marketing Research, v.50, n. 2, p.216-227, abr., 2013.
JENSEN, Michael C. Self-Interest, Altruism, Incentives and Agency Theory. Journal of Applied Corporate Finance, v.7, n.2, summer, 1994.
JENSEN, M. C.; MECKLING, W. H. The Nature of Man. Journal of Applied Corporate Finance, v.7, n.2, p. 4–19, summer,1994.
KNIGHT, Frank. H. Risk, uncertainty and profit. New York: Harper & Row, 1965.
LOPES, Gabriel C.; SILVA, Robson M.; ANDRADE, Daniela M.; ANTUNES, Luiz G. Convergências e divergências entre o empreendedor de Mcclelland e o príncipe de Maquiavel. Revista da Micro e Pequena Empresa - FACCAMP, v.12, n.3 p.11-27, 2018.
MAQUIAVEL, Nicolau; [tradução Maria Júlia Goldwasser]. O príncipe. 2ed. São Paulo: Martins e Fontes, 1996.
MENEGHETTI, Francis K. O que é um Ensaio-Teórico? RAC, v.15, n.2, p.320-332, mar./abr., 2011.
NICAS, Jack. He has 17,700 bottles of hand sanitizer and nowhere to sell theme. New York Times, março, 2020a. Disponível em: < https://www.nytimes.com/2020/03/14/technology/coronavirus-purell-wipes-amazon-sellers.html> Acesso em: 25 de julho de 2020.
NICAS, Jack. He has 17,700 bottles of hand sanitizer and nowhere to sell theme. New York Times, março, 2020b. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2020/03/15/technology/matt-colvin-hand-sanitizer-donation.html> Acesso em: 25 de julho de 2020.
OECD. Coronavirus (COVID-19): SME policy responses. Disponível em: <http://www.oecd.org/coronavirus/policy-responses/coronavirus-covid-19-sme-policy-responses-04440101/#section-d1e29> Acesso em: 24 de julho de 2020.
PORSSE, Alexandre A.; SOUZA, Kênia B. de; CARVALHO, Terciane S.; VALE, Vinícius A. Impactos Econômicos da COVID-19 no Brasil. Nota Técnica NEDUR-UFPR No 01-2020 Curitiba: Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (NEDUR) da Universidade Federal do Paraná, abril/2020. Disponível em: < http://www.nedur.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/04/nota-tecnica-nedur-ufpr-01-2020-impactos-economicos-da-covid-19-no-brasil.pdf> Acesso em: 24 de julho de 2020.
PROVAN, Keith G.; Skinner, Steven J. Interorganizational Dependence and Control as Predictors of Opportunism in Dealer-Supplier Relations. The Academy of Management Journal, v.32, n.1, p. 202-212, mar., 1989.
REGO, Sérgio; PALÁCIOS, Marisa. Ética e democracia em tempos de crise. Saúde debate, v. 40, n.especial, p. 63-72, dez., 2016.
SALOMÃO, Karin. A corrida do álcool em gel: como o produto foi da escassez ao excesso. Revista Exame, maio, 2020. Disponível em: < https://exame.com/negocios/depois-de-corrida-por-alcool-em-gel-estoque-estabilizou-e-ha-ate-sobra/> Acesso em: 25 de julho de 2020.
SANTOS, P. C. F. (2008). Uma escala para identificar potencial empreendedor (tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91191/247610.pdf> Acesso em: 06 de agosto de 2020.
SENA, Tássia. Coronavírus: 375 frascos falsificados de álcool em gel são apreendidos em fábrica clandestina em SP. G1 São Paulo, abril, 2020. Disponível em: < https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/04/02/coronavirus-375-frascos-falsificados-de-alcool-em-gel-sao-apreendidos-em-fabrica-clandestina-em-sp.ghtml> Acesso em: 25 de julho de 2020.
SHANE, S.; VENKATARAMAN, S. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, v.25, n.1, p. 217-226, 2000.
SHRADER, Maija R. R. C.; SIMON, Mark. Perception of entrepreneurial opportunity: a general framework. Management Decision, v.50, n.7, p. 1233-1251, 2012.
SMITH, T. V. Opportunism. International Journal of Ethics, v.45, n.2, p. 235-239, jan., 1935.
SOUZA, et al. Escala de Potencial Empreendedor: evidências de validade fatorial confirmatória, estrutura dimensional e eficácia preditiva. Gest. Prod., v.24, n.2, p.324-337, 2017.
THE ROYAL SWEDISH ACADEMY OF SCIENCES. Robert Aumann’s and Thomas Schelling’s Contributions to Game Theory: Analyses of Conflict and Cooperation. Out., 2005. Disponível em: <https://www.nobelprize.org/uploads/2018/06/advanced-economicsciences2005.pdf> Acesso em: 22 de julho de 2020.
TING, Shueh-Chin; CHEN, Cheng-Nan; Bartholomew, Darrell E. An integrated study of entrepreneurs’ opportunism. Journal of Business & Industrial Marketing, v.22, n.5, p. 322–335, 2007.
WILIAMSON, Oliver E. Markets and Hierarchies: Some Elementary Considerations. The American Economic Review, v.63, n.2, p.316-325, maio, 1973.
WILIAMSON, Oliver E. The economic institutions of capitalism: firms, markets, relational contracting. New York: Free Press, 1985.
WILIAMSON, Oliver E. Markets and hierarchies, analysis and antitrust implications: a study in the economics of internal organization. New York: Free Press, 1975.
WILLIAMSON, Oliver E. The Economics of Organization: The Transaction Cost Approach. American Journal of Sociology, v.87, n.3, p. 548- 577, nov., 1981.