Estratégias e Benefícios do Marketing para a Atuação Competitiva do Profissional da Arquitetura e Urbanismo
Palavras-chave:
Marketing, Arquitetura, ClientesResumo
O número de profissionais na área de arquitetura e urbanismo que buscam empreender de forma autônoma tem crescido cada vez mais, aumentando a concorrência nesta área, sendo perceptível, e também necessário, a vontade em divulgar seus serviços e atrair possíveis clientes. Diante desse cenário, o presente artigo apresenta o objetivo geral de analisar a relação entre as práticas de marketing e o sucesso profissional no âmbito da arquitetura e urbanismo. Após uma ampla revisão da literatura sobre o tema, foi identificado que existem poucos estudos associados ao desenvolvimento da carreira do arquiteto e urbanista, bem como são escassas as pesquisas sobre o marketing nesse segmento. Em seguida, pautando-se em premissas basilares do marketing e na visão técnica de especialistas sobre o assunto, o artigo em tela apresentou estratégias de marketing, pautadas no outbound e inbound marketing, para o desenvolvimento de ações relacionadas ao marketing de conteúdo, marketing digital, marketing pessoal e atuação em redes sociais, focadas aos profissionais da arquitetura e urbanismo. Por fim, foram demonstrados a importância e os benefícios que o marketing pode trazer para os profissionais dessa área.