A INFLUÊNCIA DA ARTE E SEUS RECURSOS NA HUMANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Carla Patrícia Alves Barbosa
  • Lara Moreira Souza de Farias
  • Thalia Nuritza de Moura
  • Theresa Cristina Albuquerque Siqueira
  • Genilda Leão da Silva

Palavras-chave:

Arte, Educação médica, Humanização.

Resumo

Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs (2014) do Curso de Graduação em Medicina apontam para o médico com formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética. Diante disso, é importante a análise de métodos que desenvolvam esses aspectos e estimulem a criticidade, justificando o uso das artes como ferramenta de aparato metodológico. Objetivo:  Analisar as experiências curriculares da medicina relacionadas a arte e humanização do ensino e que foram publicadas no período de junho de 2014 a junho de 2020. Metodologia: Esta pesquisa constitui-se em uma revisão sistemática com análise qualitativa das publicações relacionadas à humanização e a arte nos cursos de Medicina. As bases de dados utilizadas foram: Biblioteca Virtual de Saúde - BVS; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS; e Scientific Electronic Library Online- SCIELO. A primeira busca utilizou-se como descritores “educação médica”, “arte”, “medicina” e “humanização”, posteriormente para a filtragem dos artigos foram incluídos “literatura”, “pintura” e cinema (medical education AND art AND medicine AND humanization), (literature AND medical education AND humanization), (painting AND  humanization  AND  medical education  AND art), (medical education AND cinema or films AND humanization). Os critérios de inclusão foram artigos completos; ano de publicação; idiomas português, inglês e espanhol; e artigos que apresentavam interligação com literatura, pintura, cinema e outras artes no ensino médico. Foram excluídos artigos que abordassem experiências em outros cursos de graduação, as duplicatas e os estudos realizados com pacientes ou relacionados a outros cursos da saúde. Resultados: Foram encontrados 139 artigos nas plataformas de pesquisa, sendo analisados 24 artigos, dos quais 7 correspondiam ao uso da literatura, 4 relacionados à pintura, 6 ao cinema e 7 com outros tipos de artes. Nas análises foi possível reconhecer o impacto positivo na construção da empatia e da humanização na formação médica. Porém, ainda encontram-se poucas experiências relacionadas a inclusão da arte e os recursos artísticos na matriz curricular dos cursos de medicina com influência na temática da humanização do ensino, mas é evidente que a inclusão da arte na grade curricular apresenta uma expressiva potencialidade humanística. A interpretação por meio da arte exige sensibilidade, imaginação e reflexão, e promover estas habilidades pode ser um objetivo de aprendizagem. Sendo necessário praticar habilidades e atitudes que promovam a confiança do paciente aumentando a adesão ao tratamento. Conclusão: Torna-se necessário visualizar a ciência médica com perspectivas humanas e empáticas, tendo a arte como possibilidade metodológica para o desenvolver de uma formação mais humana.

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Referências

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

Barbosa, C. P. A., de Farias, L. M. S., de Moura, T. N., Siqueira, T. C. A., & da Silva, G. L. (2021). A INFLUÊNCIA DA ARTE E SEUS RECURSOS NA HUMANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/al_sempesq/article/view/15134

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas