DISCUTINDO INTERATIVIDADE: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CIBERESPAÇO

Autores

  • Elkelane da Silva Paiva Pimenta Universidade Federal de Sergipe
  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Aracaju

Palavras-chave:

Interatividade, Conhecimento, Ciberespaço

Resumo

No panorama atual, grande parte da população planetária tem acesso à internet através dos dispositivos móveis. As informações chegam e são repassadas numa velocidade única que nem sempre possibilita a reflexão e confirmação sobre o que foi lido ou apresentado. Por conta disso, alguns afirmam que o conhecimento está na palma da mão em aparelhos com tecnologia de ponta que garantem uma interatividade em alto nível. Dessa forma, o presente texto apresenta como principal objetivo discutir as definições e características da interatividade, destacando como ela tem sido abordada por vários especialistas da área e seu papel na construção do conhecimento. Propomo-nos a discutir o tema devido a sua importância na sociedade tecnológica, contemporânea, tendo expressiva utilidade na construção do conhecimento, em especial do ciberespaço. É nesse ambiente onde ocorre a interatividade, nosso objeto de estudo, tendo suas bases na comunicação, que pode ser utilizada como recurso educacional de modo a contribuir para a construção do conhecimento e o processo de ensino-aprendizagem. Logo, a interatividade está ligada às questões de Educação e Comunicação no ciberespaço e ainda é um dos desafios da cibercultura. O presente artigo apresenta conceitos e características da interatividade e sua relação com a construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elkelane da Silva Paiva Pimenta, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do curso de pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIMA

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Aracaju

Professor efetivo do programa de pós graduação em educação e ensino de ciencias e matemática

Referências

LÉVY, P. Cibercultura. 1º ed. São Paulo: Editora 34, 1999.

MACHADO JÚNIOR, F. E. Interatividade e interface em um ambiente virtual de aprendizagem. Passo Fundo: Imed, 2008.

PRIMO. A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. 3. ed. Porto Alegre: Sulinas, 2011.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2010.

VASCONCELOS, C. A. As interfaces interativas no curso de licenciatura em geografia da UAB no IFPE e na UFS. Recife: Editora UFPE, 2017.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Paiva Pimenta, E. da S., & Vasconcelos, C. A. (2020). DISCUTINDO INTERATIVIDADE: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CIBERESPAÇO. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/abciber/article/view/13354

Edição

Seção

Educação e Comunicação na Cibercultura