EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM BLENDED LEARNING

Autores

  • LUCIENE SANTOS PEREIRA DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)
  • MARTA MARGARIDA ANDRADE LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)
  • RENATA KELLY DE SOUZA ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)

Palavras-chave:

Blended Learning, Estágio Curricular Supervisionado, Formação Inicial

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever experiências interativas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em diferentes cursos de Licenciatura no formato blended learning da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UEADTec). Esta discussão se alinha ao eixo temático Educação e Comunicação na Cibercultura uma vez que traz à baila práticas docentes de cunho interativo e com foco na construção do conhecimento pelos discentes ao vivenciarem diversificadas experiências de formação nas escolas campo de Estágio. As diferentes concepções de formação e práticas docente, interação, mediação e estágio curricular supervisionado estão imbricadas na superação de vivências tradicionais construídas ao longo do tempo, que consideram as atividades derivadas do Estágio como relatos descritivos, na maioria das vezes na forma de relatórios, esvaziados de sentido, de reflexão e da perspectiva de ser o Estágio um tempo-espaço de práticas de ensino e pesquisa. As bases teóricas que permearam nossa reflexão e análise foram: Bardin (2016), Castells (2017), Lakatos e Marconi (2010), Lemos (2013), Lévy (2010), Silva (2006, 2014) e Santos (2010). O trabalho se baseia na análise e reflexão dos dados coletados das experiências do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura em História e em Artes Visuais com ênfase em Digitais, na modalidade de curso à distância, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUCIENE SANTOS PEREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)

UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA ÁREA: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA MESTRE EM CIÊNCIA DA LINGUAGEM

MARTA MARGARIDA ANDRADE LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)

UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA ÁREA: ENSINO DE HISTÓRIA DOUTORA EM EDUCAÇÃO

RENATA KELLY DE SOUZA ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)

UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS COM ÊNFASE EM DIGITAIS ÁREA: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DOUTORA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução Roneide Venancio Majer. 18. ed., revista e ampliada. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 3 ed. São Paulo: Editora. 34, 2010.

SANTOS, Edméa Oliveira dos. Educação Online para além da EAD: um fenômeno da Cibercultura. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antonio (orgs.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. p. 29-48.

SOUSA, Sidnei de Oliveira; JUNIOR, Klaus Schlünzen. Blend Learning: reflexões sobre os atributos de uma aprendizagem mista. Revista Interacções, v. 14, n.47 , p.98-121, 2018. Disponível em < https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/12213>. Acesso em: 15 de Set. 2019.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica, internet, tecnologias digitais, arte, mercado, sociedade e cidadania. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2014. (Coleção práticas educativas).

______. (Org). Educação online. 2ed. São Paulo: Loyola, 2006.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

SILVA, L. S. P. D., ANDRADE LIMA, M. M., & ARAÚJO, R. K. D. S. (2020). EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM BLENDED LEARNING. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/abciber/article/view/13227

Edição

Seção

Educação e Comunicação na Cibercultura