EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM BLENDED LEARNING
Palavras-chave:
Blended Learning, Estágio Curricular Supervisionado, Formação InicialResumo
O presente trabalho tem por objetivo descrever experiências interativas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em diferentes cursos de Licenciatura no formato blended learning da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UEADTec). Esta discussão se alinha ao eixo temático Educação e Comunicação na Cibercultura uma vez que traz à baila práticas docentes de cunho interativo e com foco na construção do conhecimento pelos discentes ao vivenciarem diversificadas experiências de formação nas escolas campo de Estágio. As diferentes concepções de formação e práticas docente, interação, mediação e estágio curricular supervisionado estão imbricadas na superação de vivências tradicionais construídas ao longo do tempo, que consideram as atividades derivadas do Estágio como relatos descritivos, na maioria das vezes na forma de relatórios, esvaziados de sentido, de reflexão e da perspectiva de ser o Estágio um tempo-espaço de práticas de ensino e pesquisa. As bases teóricas que permearam nossa reflexão e análise foram: Bardin (2016), Castells (2017), Lakatos e Marconi (2010), Lemos (2013), Lévy (2010), Silva (2006, 2014) e Santos (2010). O trabalho se baseia na análise e reflexão dos dados coletados das experiências do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura em História e em Artes Visuais com ênfase em Digitais, na modalidade de curso à distância, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.Downloads
Referências
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução Roneide Venancio Majer. 18. ed., revista e ampliada. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 3 ed. São Paulo: Editora. 34, 2010.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. Educação Online para além da EAD: um fenômeno da Cibercultura. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antonio (orgs.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. p. 29-48.
SOUSA, Sidnei de Oliveira; JUNIOR, Klaus Schlünzen. Blend Learning: reflexões sobre os atributos de uma aprendizagem mista. Revista Interacções, v. 14, n.47 , p.98-121, 2018. Disponível em < https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/12213>. Acesso em: 15 de Set. 2019.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica, internet, tecnologias digitais, arte, mercado, sociedade e cidadania. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2014. (Coleção práticas educativas).
______. (Org). Educação online. 2ed. São Paulo: Loyola, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem a este evento concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo ao evento colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.