CINEMA, CIBERCULTURA E ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DOS FILMES CAPITÃO AMÉRICA E AS AÇÕES DÉSPOTAS
Palavras-chave:
cinema, cibercultura, históriaResumo
O homem registra momentos do seu cotidiano desde os tempos pré-históricos. Quando gravava imagens nas paredes, talvez não tivesse intensão de documentar, certamente não compreendia a importância do seu ato para gerações futuras e não possuía consciência de sua atitude de documentação (BURKE, 2016). No final do século XIX, surge a arte que mais se expandiu na história do homem, o cinema. Surge então o que viria a se torna a arte do entretenimento (LIPOVETSKY, 2009), muito usada para contar diversas histórias, para documentar fatos, disseminar ideologias, veículo de propaganda entre outros usos. O cinema então se relacionou muito bem (e ainda se relaciona) com a área acadêmica de história. No entanto os historiadores tardaram um pouco a perceber a intima relação entre as produções cinematográficas, a produção do conhecimento histórico e as contribuições para o ensino de história. Já agora, em uma sociedade que tem, cada vez mais, tecnologias digitais presentes nas relações sociais, culturais e de construção de conhecimento, temos temas de estudo e pesquisa que tentam compreender esses fenômenos e seus efeitos a curto e longo prazo. Entre esses estudos optamos neste texto por aprofundar nossas discussões sobre cinema e história a partir da perspectiva social da cibercultura (LÉVY, 1999), na qual, nos permite perceber que todo mundo pode ser autor de um conhecimento, seja ele valido ou não, e onde a informação é posta na rede e as conexões criadas com outras informações pode favorecer a construção de um conhecimento. Assim, o cinema no contexto da cibercultura proporciona que todos possam disseminar nas redes suas interpretações, suas ligações e emoções causadas pela narrativa, de tal modo que haja possibilidade de novos conhecimentos. Neste cenário o presente estudo busca tratar da relação do cinema com o ensino de história e suas relações com a cibercultura, por meio da análise dos filmes Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e Capitão América: O Soldado Invernal dos estúdios Marvel e sua relação com ações do Despotismo.Downloads
Referências
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