CINEMA, CIBERCULTURA E ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DOS FILMES CAPITÃO AMÉRICA E AS AÇÕES DÉSPOTAS

Autores

  • Daniel Bramo Nascimento de Carvalho Universidade Tiradentes
  • Luiz Rafael dos Santos Andrade Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

cinema, cibercultura, história

Resumo

O homem registra momentos do seu cotidiano desde os tempos pré-históricos. Quando gravava imagens nas paredes, talvez não tivesse intensão de documentar, certamente não compreendia a importância do seu ato para gerações futuras e não possuía consciência de sua atitude de documentação (BURKE, 2016). No final do século XIX, surge a arte que mais se expandiu na história do homem, o cinema. Surge então o que viria a se torna a arte do entretenimento (LIPOVETSKY, 2009), muito usada para contar diversas histórias, para documentar fatos, disseminar ideologias, veículo de propaganda entre outros usos. O cinema então se relacionou muito bem (e ainda se relaciona) com a área acadêmica de história. No entanto os historiadores tardaram um pouco a perceber a intima relação entre as produções cinematográficas, a produção do conhecimento histórico e as contribuições para o ensino de história. Já agora, em uma sociedade que tem, cada vez mais, tecnologias digitais presentes nas relações sociais, culturais e de construção de conhecimento, temos temas de estudo e pesquisa que tentam compreender esses fenômenos e seus efeitos a curto e longo prazo. Entre esses estudos optamos neste texto por aprofundar nossas discussões sobre cinema e história a partir da perspectiva social da cibercultura (LÉVY, 1999), na qual, nos permite perceber que todo mundo pode ser autor de um conhecimento, seja ele valido ou não, e onde a informação é posta na rede e as conexões criadas com outras informações pode favorecer a construção de um conhecimento. Assim, o cinema no contexto da cibercultura proporciona que todos possam disseminar nas redes suas interpretações, suas ligações e emoções causadas pela narrativa, de tal modo que haja possibilidade de novos conhecimentos. Neste cenário o presente estudo busca tratar da relação do cinema com o ensino de história e suas relações com a cibercultura, por meio da análise dos filmes Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e Capitão América: O Soldado Invernal dos estúdios Marvel e sua relação com ações do Despotismo.

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Biografia do Autor

Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Universidade Tiradentes

Licenciado em História- Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Estudos Comunicação, Educação e Sociedade- GECES. Mestrando em Educação- Universidade Tiradentes- Unit. Bolsista Capes- Prosup/Bolsa.

Referências

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Publicado

2020-04-13

Como Citar

Nascimento de Carvalho, D. B., & Andrade, L. R. dos S. (2020). CINEMA, CIBERCULTURA E ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DOS FILMES CAPITÃO AMÉRICA E AS AÇÕES DÉSPOTAS. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/abciber/article/view/13157

Edição

Seção

Educação e Comunicação na Cibercultura