DOS YOUTUBERS AOS MEMES: OS CONTEÚDOS DA CULTURA PARTICIPATIVA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA E COMO LÊ-LOS CRITICAMENTE
Palavras-chave:
conteúdos digitais, educação para a mídia, leitura crítica, cultura da participaçãoResumo
Pesquisas recentes, como o estudo Radar Jovem 2014, realizado pela Agência B2 , com 2 mil jovens de mais de seis cidades em diferentes regiões do Brasil, chegou à conclusão de que o jovem brasileiro é assíduo consumidor de internet. Os jovens pesquisados ainda afirmaram ter este meio como principal fonte de informação, com 43% de sua preferência, sendo que o acesso é cada vez mais comum por meio de smartphones. As mídias sociais – WhatsApp, Instagram, Facebook, são citadas não apenas como meios de lazer e diversão, mas também como fonte de informação.Considerando que o acesso às mídias digitais é cada vez maior entre os jovens, se em comparação ao contato com a mídia tida como “tradicional” – canais da televisão aberta, revistas e jornais impressos etc., o objetivo deste artigo é trazer uma análise das características de determinados conteúdos disseminados na cibercultura – como conteúdos produzidos por youtubers, as montagens entre texto e imagem que viram memes, as notícias online etc., e como esses conteúdos têm funcionado como fonte de informação. Além disso, baseada em autores como Siqueira (2014), Lemos (2015), Santaella (2004 e 2007), Buckingham (2003 e 2008), Recuero (2009), Jenkins et al (2006), Barthes (1990 e 1994), Hall (2003), entre outros, explana-se sobre as habilidades de leitura crítica emergentes para este contexto. Basicamente, as habilidades estão ligadas à compressão da linguagem desses conteúdos e à capacidade de “semiotizar” e interpretar os elementos que têm forte carga simbólica, ao entendimento do que está por trás do contexto de produção social e da busca por uma audiência.A proposta está alinhada com os anseios da media literacy, área fundamental para garantir as necessidades de um novo letramento, de acordo com os anseios das multiliteracias para o cenário de cibercultura.Downloads
Referências
BARTHES, R. O óbvio e o obtuso: ensaios sobre fotografia, cinema, pintura, teatro e música. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
______. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, v. 8, n. 4, 1994. Disponível em: <http://aldoibct.bighost.com.br/quest/quest2. pdf>. Acesso em: 01 maio 2016.
CANCLINI, N. G. Leitores, Espectadores e Internautas. São Paulo: Iluminuras,2008
CASE, D. O. Looking for Information: A Survey of Research on Information Seeking, Needs, and Behavior. Amsterdam: Elsevier; Academic Press, 2007.
HALL, S. Da diáspora. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2003.
GONÇALVEZ, R. Conteúdos culturais na cibercultura: um estudo do processo de con-vergência midiática da obra de Clarah Averbu¬ck. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Federal de São João Del Rei, São João Del Rei, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2015.
JENKINS, H. et al Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education For the 21st Century. Chicago: The MacArthur Foundation, 2006.
LEMOS, A. A crítica da crítica essencialista da cibercultura. Matrizes, V. 9, n.1, pp. 29-51, 2015. Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/575/pdf_3. Acesso em: 09 dez de 2018.
MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.
MITTELL, J. Lost in a Great Story: Evaluation in Narrative Television (and Television Studies). In PEARSON, R. (Ed.). Reading Lost. London: I. B. Tauris, 2009, p. 119–138.
SANTAELLA, S. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
______. Linguagens Líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
RECUERO, R. C. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SIQUEIRA, A.B. Mídia-educação a serviço da cidadania: uma proposta para a formação de assistentes sociais. In MACEDO, Alessandra Xavier Nunes, PIRES, David Ulisses Brasil Simões e ANJOS, Fernanda Alves (org.) Educação para a Mídia – Cadernos de Debate da Classificação Indicativa. Brasília: Ministério da Justiça/ Secretaria Nacional de Justiça, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem a este evento concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo ao evento colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.