ATELIÊS DE PESQUISA E DIÁRIO DE BORDO ON LINE COMO DISPOSITIVOS FORMATIVOS A AUTO FORMATIVOS
Palavras-chave:
Ateliê de Pesquisa, Diário de aula/pesquisa on line, Plataforma Trello.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa e experiência pedagógica realizada através do uso do diário de aula virtual no componente curricular Pesquisa Aplicada à Educação II – PAE II, no semestre 2019.1, no Programa de Pós Graduação em Educação e Diversidade – PPED da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV – Jacobina – BA. Busca evidenciar por meio de narrativas articuladas à teoria a potência do diário de aula/de pesquisa virtual e do Ateliê de Pesquisa como dispositivos formativos e auto formativos de professores/as-pesquisadores/as. Além disso, apresentar como o Ateliê de Pesquisa foi articulado a este processo de experiência de pesquisa na parceria universidade e Educação Básica e os resultados advindos da experiência autoral e colaborativa entre os pares no desenvolvimento profissional do professor/a- pesquisadora .Downloads
Referências
ALVES, Nilda. A experiência da diversidade no cotidiano e suas consequências na formação de professores. In: VICTORIO FILHO, Aldo; MONTEIRO, Solange. (org.). Cultura e conhecimento de professores. Rio de Janeiro: DP &A, 2002. p. 13-30.
BARROS, Regina Benevides de; PASSOS, Eduardo. Transversalizar. p. 239-242. In: Pesquisar na diferença: um abecedário. FONSECA, Tania Maria Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do, MARASCHIN, Cleci (orgs.) Porto Alegre: Sulina, 2015.
LOUREIRO,Carlos. A docência como profissão. Porto, Portugal. Asa editora; 2001.
SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. Conteúdos de aprendizagem na educação on-line: inspirar-se no hipertexto In: Educação & Linguagem V. 12 N. 19 p. 124-142, JAN.-JUN. 2009.
MOITA LOPES, L. P. Da Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Gragoatá, v. 27, p.33-50, 2010.
SARDENBERG, Cecília MB. Considerações introdutórias às pedagogias feministas In: COSTA, Ana Alice Alcantara; TEIXEIRA, Alexnaldo; VANIN, Iole Macedo (orgs.). Ensino e gênero: Perspectivas Transversais. Salvador: UFBA - NEIM, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem a este evento concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo ao evento colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.