ATELIÊS DE PESQUISA E DIÁRIO DE BORDO ON LINE COMO DISPOSITIVOS FORMATIVOS A AUTO FORMATIVOS

Autores

Palavras-chave:

Ateliê de Pesquisa, Diário de aula/pesquisa on line, Plataforma Trello.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa e experiência pedagógica realizada através do uso do diário de aula virtual no componente curricular Pesquisa Aplicada à Educação II – PAE II, no semestre 2019.1, no Programa de Pós Graduação em Educação e Diversidade – PPED da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV – Jacobina – BA. Busca evidenciar por meio de narrativas articuladas à teoria a potência do diário de aula/de pesquisa virtual e do Ateliê de Pesquisa como dispositivos formativos e auto formativos de professores/as-pesquisadores/as. Além disso, apresentar como o Ateliê de Pesquisa foi articulado a este processo de experiência de pesquisa na parceria universidade e Educação Básica e os resultados advindos da experiência autoral e colaborativa entre os pares no desenvolvimento profissional do professor/a- pesquisadora .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Gomes Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Departamento de C. Humanas- DCH Letras e Educação

Referências

ALVES, Nilda. A experiência da diversidade no cotidiano e suas consequências na formação de professores. In: VICTORIO FILHO, Aldo; MONTEIRO, Solange. (org.). Cultura e conhecimento de professores. Rio de Janeiro: DP &A, 2002. p. 13-30.

BARROS, Regina Benevides de; PASSOS, Eduardo. Transversalizar. p. 239-242. In: Pesquisar na diferença: um abecedário. FONSECA, Tania Maria Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do, MARASCHIN, Cleci (orgs.) Porto Alegre: Sulina, 2015.

LOUREIRO,Carlos. A docência como profissão. Porto, Portugal. Asa editora; 2001.

SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. Conteúdos de aprendizagem na educação on-line: inspirar-se no hipertexto In: Educação & Linguagem V. 12 N. 19 p. 124-142, JAN.-JUN. 2009.

MOITA LOPES, L. P. Da Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Gragoatá, v. 27, p.33-50, 2010.

SARDENBERG, Cecília MB. Considerações introdutórias às pedagogias feministas In: COSTA, Ana Alice Alcantara; TEIXEIRA, Alexnaldo; VANIN, Iole Macedo (orgs.). Ensino e gênero: Perspectivas Transversais. Salvador: UFBA - NEIM, 2011.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Silva, A. L. G. (2020). ATELIÊS DE PESQUISA E DIÁRIO DE BORDO ON LINE COMO DISPOSITIVOS FORMATIVOS A AUTO FORMATIVOS. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/abciber/article/view/12998

Edição

Seção

Educação e Comunicação na Cibercultura