RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fernanda Monzato Machado de Jesus Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação - Pensamento computacional – Ciberespaço – Cibercultura – Atividade desplugada

Resumo

As discussões sobre ciberespaço e cibercultura são indispensáveis para a educação. Não há como apartar as pessoas do ciberespaço, é impossível negar a presença das tecnologias, das redes, nas nossas salas de aula. Dessa forma, forjar ambiências formativas que possam colaborar para a compreensão desse fenômeno cibercultural é o que se espera de um docente. Desse modo, este trabalho apresenta um relato de uma proposta de atividade desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio de Janeiro, tendo como base o princípio da Computação Desplugada para desenvolver os eixos do Pensamento Computacional, considerados fundamentais para o desenvolvimento do pensar computacional nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELL, Tim et al. Computer science unplugged: School students doing real computing without computers. The New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, v. 13, n. 1, p. 20-29, 2009.

FREIRE,Paulo. Pedagogia do Oprimido. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

RODRIGUES, Rivanilson da Silva et al. Análise dos efeitos do Pensamento Computacional nas habilidades de estudantes no ensino básico: um estudo sob a perspectiva da programação de computadores. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 121, out. 2015. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://brie.org/pub/index.php/sbie/article/view/5125/3529>. Acesso em: 15 out. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.121

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33 35, 2006.

WING, J. M. Pensamento Computacional: um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Tradução: Cleverson Sebastião dos Anjos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 9, n.2, p. 1-10, maio/ago. 2016. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4711>. Acesso em: 01 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Jesus, F. M. M. de. (2020). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/abciber/article/view/12931

Edição

Seção

Educação e Comunicação na Cibercultura