CIBERCULTURA E INTERNET DAS COISAS: OS DESDOBRAMENTOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL

Autores

  • Simone Gabriely da Silva Lima Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0001-6042-3329
  • Evanice Alves Pereira Universidade do Estado da Bahia
  • Káthia Marise Borges Sales Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Cultura Digital, Educação, Internet das coisas.

Resumo

RESUMO: O presente artigo apresenta resultados preliminares empíricos de pesquisas em desenvolvimento no GESTEC, intituladas “Educação a distância no processo formativo de servidores universitários: uma proposta de desenho pedagógico com o uso de Metodologias Ativas” e "Uma proposta de apropriação tecnológica através de metodologias ativas e recursos educacionais abertos no ensino de estatística do ensino médio", as mesmas evidenciam como a cibercultura e a internet das coisas vem impactando nas questões educacionais. Este estudo é de cunho bibliográfico,e qualitativo, com desdobramentos empíricos de pesquisas participante. Para fazer a fundamentação utilizamos a Teoria do conectivismo (Siemens,Downes,2005), a Teoria Ator-Rede, (Latour,Callon,Akrich,1980), e a Cibercultura (Lemos:2014; Lévy:1999) , que corroboram com os paradigmas da comunicação diante da cultura da era digital na educação. Reforçando no entanto a relevância de pesquisas científicas das pesquisadora que mostra a importância da utilização das tecnologias em pró da educação e na qualidade do ensino das redes públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Gabriely da Silva Lima, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação- GESTEC- Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Educação Matemática num enfoque multidisciplinar, Matemática Financeira e Estatística, Ensino de Física e Docência no Ensino Superior. Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia.

Evanice Alves Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Possui Licenciatura em Letras: habilitação em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade João Calvino (FJC). É Analista Universitário da Universidade do Estado da Bahia ( UNEB). Foi Coordenadora Local do curso de Licenciatura em Geografia/PARFOR - DCHT - Campus XXIV- Xique-Xique, Ba (janeiro/2016 à janeiro/2018). Mestranda no Programa de Mestrado Profissional de Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) . Membro Núcleo de Estudos e Pesquisa Ambiental (NEPEA) e do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias, Difusão do Conhecimento e Modelagens de Sistemas Sociais(DCETM - GESTEC).

Káthia Marise Borges Sales, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989), Mestre na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC, com sede na FACED/UFBA (2013). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com vínculo efetivo desde fevereiro/1996, tendo já desempenhado variadas atividades de ensino,pesquisa e extensão, bem como de gestão universitária nesta Universidade, atualmente assume a função de Pró-Reitora de Ensino de Graduação. Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação - GESTEC/UNEB, desde fev/2014. Tem experiência na área de Educação como docente, coordenadora, consultora, avaliadora e gestora em diversas instituições, tendo atuado no ensino público municipal e estadual, e desempenhado várias funções técnico-pedagógicas na Educação Básica, antes do ingresso na Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Como pesquisadora seus temas de interesse são: Formação de Professores, Gestão Universitária, Educação a Distância, Difusão do Conhecimento e Cognição.

Referências

ADORNO, T.W. Studies in the authoritarian personality. In: ADORNO, T.W. Gesammelte Schriften 9- Soziologische Schriften II - Erste Hälfte. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1972. p. 143-508.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet. Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Tradução de Rita Espanha. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

CALLON, M.; LATOUR, B. Unscrewing the big leviathan: how actors macro-structure reality and how sociologists help them to do so. In: KNORR-CETINA, K.; CICOUREL, A.V. Advances in social theory and methodology, toward an integration of micro and macro sociology. Boston: Routledge & Paul Kegan, 1981. p.277-303.

CARRION, P; QUARESMA,M. Internet da Coisas (IoT): Definições e aplicabilidade aos usuários finais. HFD, v.8, n.15, p. 49-66, mar 2019. Disponível em http://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/viewFile/2316796308152019049/9858. Acesso em 03 de jan 2020.

EVANS, Dave. A Internet das Coisas Como a próxima evolução da Internet está mudando tudo. Abril de 2011. Disponível em : https://www.cisco.com/c/dam/global/pt_br/assets/executives/pdf/internet_of_things_iot_ibsg_0411final.pdf. Acesso em : 02 de setembro de 2019.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 157.

LEMOS, André. A comunicação das coisas. Internet das Coisas e Teoria Ator-Rede Etiquetas de radiofrequência em uniformes escolares na Bahia.2012 . Disponível em : http://roitier.pro.br/wp-content/uploads/2017/09/Andre_Lemos.pdf. Acesso em: 14 de setembro de 2019.

______________. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SIEMENS, George. Conectivismo: Uma teoria de aprendizagem para a idade digital. Disponível em: http://www.webcompetencias.com/textos/conectivismo.htm. Acesso em : 30 de setembro de 2019.

DOWNES, S. An Introduction to Connective Knowledge. 2005. Disponível em: Acesso em: 16 maio 2014.

ZUIN, Vânia Gomes. ZUIN, Antônio Álvaro Soares. A formação no tempo e no espaço da internet das coisas. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 136, p.757-773, jul.-set., 2016, p.757-773.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Lima, S. G. da S., Pereira, E. A., & Sales, K. M. . B. (2020). CIBERCULTURA E INTERNET DAS COISAS: OS DESDOBRAMENTOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/abciber/article/view/12400

Edição

Seção

Educação e Comunicação na Cibercultura