CIBERCULTURA E INTERNET DAS COISAS: OS DESDOBRAMENTOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL
Palavras-chave:
Cultura Digital, Educação, Internet das coisas.Resumo
RESUMO: O presente artigo apresenta resultados preliminares empíricos de pesquisas em desenvolvimento no GESTEC, intituladas “Educação a distância no processo formativo de servidores universitários: uma proposta de desenho pedagógico com o uso de Metodologias Ativas” e "Uma proposta de apropriação tecnológica através de metodologias ativas e recursos educacionais abertos no ensino de estatística do ensino médio", as mesmas evidenciam como a cibercultura e a internet das coisas vem impactando nas questões educacionais. Este estudo é de cunho bibliográfico,e qualitativo, com desdobramentos empíricos de pesquisas participante. Para fazer a fundamentação utilizamos a Teoria do conectivismo (Siemens,Downes,2005), a Teoria Ator-Rede, (Latour,Callon,Akrich,1980), e a Cibercultura (Lemos:2014; Lévy:1999) , que corroboram com os paradigmas da comunicação diante da cultura da era digital na educação. Reforçando no entanto a relevância de pesquisas científicas das pesquisadora que mostra a importância da utilização das tecnologias em pró da educação e na qualidade do ensino das redes públicas.Downloads
Referências
ADORNO, T.W. Studies in the authoritarian personality. In: ADORNO, T.W. Gesammelte Schriften 9- Soziologische Schriften II - Erste Hälfte. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1972. p. 143-508.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet. Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Tradução de Rita Espanha. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
CALLON, M.; LATOUR, B. Unscrewing the big leviathan: how actors macro-structure reality and how sociologists help them to do so. In: KNORR-CETINA, K.; CICOUREL, A.V. Advances in social theory and methodology, toward an integration of micro and macro sociology. Boston: Routledge & Paul Kegan, 1981. p.277-303.
CARRION, P; QUARESMA,M. Internet da Coisas (IoT): Definições e aplicabilidade aos usuários finais. HFD, v.8, n.15, p. 49-66, mar 2019. Disponível em http://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/viewFile/2316796308152019049/9858. Acesso em 03 de jan 2020.
EVANS, Dave. A Internet das Coisas Como a próxima evolução da Internet está mudando tudo. Abril de 2011. Disponível em : https://www.cisco.com/c/dam/global/pt_br/assets/executives/pdf/internet_of_things_iot_ibsg_0411final.pdf. Acesso em : 02 de setembro de 2019.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 157.
LEMOS, André. A comunicação das coisas. Internet das Coisas e Teoria Ator-Rede Etiquetas de radiofrequência em uniformes escolares na Bahia.2012 . Disponível em : http://roitier.pro.br/wp-content/uploads/2017/09/Andre_Lemos.pdf. Acesso em: 14 de setembro de 2019.
______________. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SIEMENS, George. Conectivismo: Uma teoria de aprendizagem para a idade digital. Disponível em: http://www.webcompetencias.com/textos/conectivismo.htm. Acesso em : 30 de setembro de 2019.
DOWNES, S. An Introduction to Connective Knowledge. 2005. Disponível em: Acesso em: 16 maio 2014.
ZUIN, Vânia Gomes. ZUIN, Antônio Álvaro Soares. A formação no tempo e no espaço da internet das coisas. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 136, p.757-773, jul.-set., 2016, p.757-773.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem a este evento concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo ao evento colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.