PAPOS, VIELAS E QUEBRADAS: DIÁRIO DE APRENDIZAGEM COM O APOIO DOS INFOGRÁFICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

Resumo

Neste trabalho, selecionamos uma proposta de prática pedagógica utilizando, diários de aprendizagem com o apoio dos infográficos, que são textos visuais informativos produzidos com informações verbais e não verbais como imagens, sons, animações, vídeos, hiperlinks, entre outros, em uma mesma forma composicional. Como objetivo geral deste estudo, buscamos investigar as contribuições e as potencialidades dos diários de aprendizagem de professores que ensinam Matemática, focando o olhar investigativo nas estratégias didáticas que se configuram para a sistematização do conhecimento entre professor e alunos por meio dos infográficos, buscando refletir a partir das narrativas docentes, a concepção e o lugar ocupado pelas TDIC nas aulas de Matemática. A partir deste contexto, participaram deste estudo, 28 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), matriculados na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2, nos turnos Vespertino e Noturno. O relato aqui apresentado defende a ideia de que os diários de aprendizagem de professores que ensinam Matemática com o apoio de infográficos podem contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem a partir de estratégias didáticas que se configuram para a sistematização do conhecimento entre professor e alunos por meio das TDIC, sendo possível construir espaços para ensinar e aprender Matemática pela interação, exploração do ambiente, na experimentação, na colaboração e nas narrativas docentes entre os sujeitos envolvidos neste espaço, provocando a sensação de presença digital virtual, mesmo estando fisicamente distantes, na relação entre diferentes elementos, coisas, objetos, palavras, gestos, linguagens, modos ou formas de se comportar, favorecendo nos ambientes híbridos a atividade do sujeito, o controle e a imersão, a fim de que se proporcionem espaços para reflexões no processo formativo de uma cultura emergente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Pós-Doutorado em Educação (UFS), Doutor em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Mestre em Educação Brasileira (UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

OLIVEIRA, C. A. D., & AMANCIO, J. R. S. (2020). PAPOS, VIELAS E QUEBRADAS: DIÁRIO DE APRENDIZAGEM COM O APOIO DOS INFOGRÁFICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/abciber/article/view/12295

Edição

Seção

Educação e Comunicação na Cibercultura