VISUALIZAÇÃO DE DADOS QUALITATIVOS NA CIBERCULTURA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DESCRITIVA A PARTIR DO USO DE QDAS
Palavras-chave:
Visualização de Dados, QDAS, representações gráficas, cibercultura.Resumo
Este estudo tem como tema de pesquisa a Visualização de Dados Qualitativos na Cibercultura, por meio do uso de softwares. O objetivo é mapear possíveis relações entre representações gráficas e Visualização de Dados no cenário atual da cibercultura, a partir de Qualitative Data Analysis Software (QDAS). Partiremos de uma pesquisa descritiva, por meio de endereços eletrônicos de QDAS disponíveis na Internet, com a finalidade de mapear se suas representações gráficas de Visualização de Dados são enunciadas aos usuários, e se sim quais são elas.Downloads
Referências
CAIRO, A. Infografía 2.0: Visualización interactiva de informacíon em prensa. Madrid: Alamut, 2008.
CARD, S. K.; MACKINLAY, J. D.; SHNEIDERMAN, B.; CARD, M. Readings in Information Visualization: Using Vision to Think. Morgan Kaufmann Series in Interactive Technologies, Academic Press, 1999.
LAGE, M. C. Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v.12, n.2, p.42-58, jan./jun. 2011.
LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LÈVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
NASCIMENTO, H.; FERREIRA, C. Uma introdução à visualização de informações. VISUALIDADES, Goiânia v.9 n.2 p. 13-43, jul/dez. 2011.
PEREIRA, F. P. A. Big Data e Data Analysis: Visualização de Informação. Dissertação de Mestrado. Universidade do Minho, Escola de Engenharia. 2015.
RIBEIRO, Ana Elisa. VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO E ALFABETISMO GRÁFICO: questões para a pesquisa. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v.22, n.1, p. 39-50, jan./abr. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem a este evento concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo ao evento colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.