A GEOGRAFIA ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)

Autores

  • Rodrigo da Silva Menezes Universidade Federal de Sergipe
  • Carlos Alberto de Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Tecnologias de informação e educação, Geografia e geotecnologias, Ensino Fundamental, Educação e inovação.

Resumo

O século XXI submete à educação a tarefa de transmitir, de fato, saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização contemporânea, afinal são as bases de competências do futuro. A educação do presente tempo cria um ambiente propício para o desenvolvimento de competências e habilidades sócio emocionais e impede as pessoas de submergirem nas ondas de informação, que invadem os locais públicos e privados e as levam a orientar-se para projetos de desenvolvimento individuais e coletivos. Uma nova concepção ampliada de educação deve fazer com que todos possam descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo. É necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de se atualizar, aprofundar e enriquecer seus conhecimentos, e de se adaptar a um mundo em mudança.De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental homologada pelo Ministério da Educação (MEC), a escola deve atuar como espaço de educação integral, ofertando espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, em que deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.As Geotecnologias possibilitam compreender e intervir na realidade social, entender as diferentes formas de interação entre as sociedades e a natureza na construção do espaço geográfico e as singularidades dos lugares. Além de facilitar o entendimento sobre as múltiplas relações de um lugar com outros e a percepção do desenvolvimento humano no espaço e no tempo.

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Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Formado em Geografia (Lic.), possui Pós-Graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior, MBA em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Foi professor substituto de Geografia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM - MG).

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Geografia ; Pedagogia e Letras Especialização em Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável e Capacitação Pedagógica para Professores Mestrado e Doutorado em Geografia Pós doutorado em Educação

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 2018.

FREIRE, F. M. P.; VALENTE, J. A. Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marialda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2007.

SCHNEIDERS, Luís Antônio; CYRNE, Carlos Cândido da Silva. Tecnologia Educacional e Rentabilidade: O impacto do programa Google Apps for Education na Univates. 2017. Disponível em:<https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/181203?show=full>

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Publicado

2020-04-13

Como Citar

Menezes, R. da S., & de Vasconcelos, C. A. (2020). A GEOGRAFIA ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS). II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/abciber/article/view/12210

Edição

Seção

Educação e Comunicação na Cibercultura