CONSUMO DE REFRIGERANTE ASSOCIADO A OUTROS COMPORTAMENTOS DE RISCO À SAÚDE EM ADOLESCENTES DO ESTADO DE SERGIPE
Palavras-chave:
Comportamento Alimentar, Comportamento do Adolescente, Saúde do AdolescenteResumo
INTRODUÇÃO: Hábitos inadequados na adolescência podem repercutir em muitos aspectos na vida adulta. OBJETIVO: Verificar a prevalência do consumo de refrigerante e sua associação com condutas de risco à saúde em adolescentes. METODOLOGIA: Estudo epidemiológico de base escolar com delineamento transversal. A amostra foi composta por 4151 estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino (sexo masculino=2392; sexo feminino=1759). Foi utilizado uma versão do Global School-based Student Health Survey questionnaire, proposto pela Organização Mundial da Saúde. Para a análise dos dados foi adotado a estatística descritiva, o teste qui-quadrado e regressão logística binária, com nível de significância de p≤0,05. RESULTADOS: A prevalência de consumo de refrigerante foi de 52,1 % sexo masculino e 49% sexo feminino. Identificou-se maior chance para o consumo de refrigerante em rapazes expostos ao comportamento sedentário (OR=1,53; IC95%=1,05-2,23) e consumo de álcool (OR=1,93; IC95%=1,27-2,92) e para as moças que consumiam álcool (OR=1,55; IC95%=1,05-2,30). CONCLUSÃO: O consumo de refrigerante é predominante entre os jovens e está associado a outros comportamentos de risco à saúde. Portanto, a promoção da saúde durante a adolescência é imprescindível para prevenção de doenças e agravos em idades avançadas.
Downloads
Referências
RAIZEL, R. et al. Comportamentos de risco à saúde de adolescentes e atividades educativas da Estratégia Saúde da Família em Cuiabá, Mato Grosso, 2011. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, v.25, n.2, p.291-299.
World Health Organization. Global School-Based Student Health Survey. Atlanta: World Health Organization [citado 1 abr. 2013]. Disponível em: http://www.cdc.gov/GSHS/.